Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Comil apresenta benefícios dos compósitos para fabricação de ônibus em feira em SP


Eventos

Em: 09/11/2012







A Feiplar Composites & Feipur – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia – que ocorre dos dias 6 a 8 de novembro em São Paulo, vai reunir empresas de mais de 30 países interessadas em apresentar novidades na área. Entre elas está a Comil, uma das principais fabricantes de ônibus do Brasil. A montadora vai apresentar alguns benefícios do uso dos compósitos (produtos compostos de dois ou mais materiais sob diferentes formas, entre elas, chapas sanduíche), que podem substituir a madeira ou o aço, em estruturas de ônibus, uma novidade no mercado.


Nos últimos anos, a Comil tem investido em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, como os compósitos, para a fabricação de seus veículos. Segundo a supervisora do setor de Eng. de Materiais da Comil, Natalia Kosby dos Santos, este produto é capaz de reduzir o peso dos carros, oferecer melhores propriedades mecânicas, melhor resistência a produtos químicos, água, fungos e bactérias, além de ter capacidade de isolamento acústico e térmico. 



“Nesta feira nós vamos apresentar diferentes materiais e quais são as possíveis aplicações nos ônibus”, explica a engenheira. A Comil levará para a feira um ônibus desenvolvido com compósitos para mostrar na prática como podem ser usados no assoalho, na portinhola e no porta pacotes do veículo.



“Nosso objetivo é oferecer ônibus com maior qualidade, mais leves, sempre pensando no custo benefício para nossos clientes”, afirma o gerente de Engenharia Tiago Zanette.



A Feiplar Composites & Feipur espera receber cerca de 15 mil profissionais durante os três dias do evento. Entre as novidades desta edição estão duas mostras: uma internacional, com aplicações de destaque em todo o mundo, e uma mostra especial que apresentará cases brasileiros de sucesso. O evento ocorre no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo.

Fonte: Comil

Nenhum comentário:

Postar um comentário