Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Começa a temporada de cruzeiros em Santos

Começa a temporada de cruzeiros em Santos

Começa a temporada de cruzeiros em Santos
A temporada brasileira de Cruzeiros Marítimos, em Santos, começou oficialmente nesta sexta-feira (9) com a chegada do Aidacara. Durante esta semana e a próxima, diversos navios chegarão ao Brasil e darão início a seus roteiros. A primeira embarcação a realizar embarque e desembarque de passageiros no terminal do Concais será o MSC Magnífica nesta terça-feira (13), quando chega de uma viagem da Europa.

A previsão da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) é de que, até abril do ano que vem, 762 mil cruzeiristas aproveitem 280 roteiros de viagens. Durante esse período, 15 navios  percorrerão 19 cidades do nosso litoral.

A oferta será 15% menor se comparada aos 894 mil leitos disponíveis na temporada 2011/2012. Esta temporada também será mais curta, apenas cinco meses, se comparados aos sete da temporada passada.
Além disso, a temporada terá roteiros mais longos. “Vínhamos com temporadas repletas de minicruzeiros, com duração de três a cinco noites, mas percebemos que o turista brasileiro prefere passar mais tempo a bordo. Por isso, esticamos as saídas e agora teremos menos viagens, porém mais longas, com média de sete noites”, afirma Ricardo Amaral, presidente da Abremar.

Os navios da estação 2012/2013 que estarão na costa do país serão: Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Costa Fortuna, Costa Serena; Grand Celebration, Grand Holiday, Grand Mistral; MSC Fantasia, MSC Magnifica, MSC Musica, MSC Orchestra; Pullmantur Empress, Pullmantur Sovereign, Pullmantur Zenith; Splendour of the Seas (Royal Caribbean).

Números
A temporada de Cruzeiros 2011/2012 trouxe a Santos 17 transatlânticos transportando um número recorde de passageiros: 805.189 cruzeiristas. Foram 386 atracações em 20 portos nacionais ao longo de quase sete meses.

Nesta temporada, que deverá ser menor no número de passageiros transportados, o maior navio a visitar os portos brasileiros será o MSC Fantasia (foto abaixo), que pela primeira vez navegará pelo país, Só ele poderá transportar até 4.363 passageiros por viagem. Já o menor será o Mistral (foto ao lado), com 1.727 hóspedes. Por dia, nos 15 navios serão até 42.853 passageiros.

Brasil em 5º
Pelos dados da CLIA (Cruise Lines International Association), o Brasil só perde em número de passageiros para os Estados Unidos, que transportou 10 milhões de cruzeiristas em 2011, Inglaterra, com 1,5 mi, Alemanha (1,2 mi) e Itália (889 mil). Em 2011, 805 mil cruzeiristas foram transportados.
“Teríamos potencial para crescer ainda mais, não fosse o Custo Brasil, que tem deixado nosso país menos competitivo”, afirma Ricardo Amaral, presidente da Abremar.

Foto: Leandro Amraral/Arquivo

Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe LitoralBus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário