Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

BRT vai melhorar o transporte coletivo em Porto Alegre


07/11/2012 11:46:26


Foto: Divulgação/PMPA

Sistema trará rapidez, com cobrança da passagem antes do embarque

O Sistema de Ônibus Bus Rapid Transit (BRT), uma das ações da Matriz de Responsabilidade da Copa, irá transformar o transporte coletivo em Porto Alegre.  O principal benefício dos BRTs aos cidadãos é a agilidade. A partir do novo sistema, as pessoas farão seus deslocamentos com maior rapidez e, muitas vezes, sem necessidade de passar pelo Centro Histórico de Porto Alegre para chegar ao seu destino final, processo diferente ao que existe hoje na Capital. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, destaca a importância desta transformação para a população como um todo. “Temos hoje 33 mil viagens e, destas, 92% vão até o Centro. Com o novo sistema vamos racionalizar todo o transporte e também garantir um pouco mais de conforto aos usuários”, enfatiza.
 
Outra facilidade que ajudará a tornar mais ágil o percurso é o sistema de cobrança da passagem. Ele será feito antes que as pessoas embarquem no ônibus, o que diminuirá o tempo de entrada e saída do transporte coletivo nas paradas. 
 
No total, serão 15 linhas nos quatro pontos em que o sistema entrará em funcionamento (corredor da avenida Protásio Alves, avenida Bento Gonçalves, João Pessoa e Padre Cacique). De acordo com o coordenador do projeto Metrô POA e BRT, Luis Cláudio Ribeiro, os cidadãos serão beneficiados também nas horas de maior movimento. “Com os corredores de ônibus as pessoas chegarão mais rápido aos seus destinos. Na João Pessoa, por exemplo, nas horas de pico chegam a passar 250 ônibus. Como os carros dos BRTs vão comportar um maior número de usuários haverá uma redução da frota de 40% nesses momentos”, explica.
 
A tecnologia também estará presente nos BRTs. Nas paradas, por exemplo, haverá a informação do tempo de espera por cada ônibus. Este recurso também estará disponível para os aparelhos celulares. 
 
Texto de: Aline Rimolo
Edição de: Manuel Petrik

Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário