Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Belo Horizonte - Complexo Vilarinho recebe obras para se integrar ao sistema BRT

Publicado em 07/11/2012 08:31:58




A Prefeitura de Belo Horizonte amplia, no Complexo Viário Vilarinho, as obras de intervenções de implantação do BRT Antônio Carlos. Desde setembro de 2011, a região que engloba as interseções das avenidas Pedro I e Vilarinho passa por uma reestruturação viária para receber o corredor de Transporte Rápido por Ônibus.
As obras, executadas em dois lotes, contemplam no lote 1 a construção de dois viadutos, um na avenida Pedro I sobre a avenida Vilarinho, que é a extensão da pista de BRT da Pedro I, outro próximo à Estação BHBus Vilarinho, integrando os lados Norte e Sul, além do alargamento do viaduto localizado na avenida Pedro I sobre a avenida Vilarinho (sentido bairro), para tráfego misto. O projeto propõe ainda a implantação de duas trincheiras, uma sob a rodovia MG-010, para acesso dos ônibus do BRT à Estação Vilarinho, e outra sob a avenida Pedro I, interligando a pista de BRT deste corredor à da avenida Vilarinho. Serão instaladas também duas passarelas de estrutura metálica, na alça do trevo da Vilarinho e no viaduto da avenida Pedro I sobre a avenida Vilarinho (sentido centro). No lote 2 são executados serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação em concreto, entre outros, preparando a avenida Vilarinho para a implantação de quatro estações do BRT, de embarque e desembarque de passageiros.

Conclusões
Das intervenções traçadas no projeto do lote 1, estão em andamento as obras de alargamento e construção do viaduto na Pedro I sobre a Vilarinho, a trincheira sob a rodovia MG-010 e o viaduto na Estação Norte-Sul. A passarela sobre a alça da Vilarinho foi concluída em setembro. O início das obras na trincheira sob a avenida Pedro I depende de desapropriações de imóveis, com negociações iniciadas neste mês e previsão de término em janeiro do próximo ano. Após a conclusão das obras no viaduto da Pedro I, sentido centro, será feita a instalação da segunda passarela. As obras contempladas no lote 2 estão em fase de finalização, e, posteriormente, será iniciada a montagem das estações do BRT. A previsão de término das intervenções no Complexo Vilarinho é em outubro de 2013.




Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário