Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Curitiba - Obras desviam biarticulados em frente ao Passeio Público

04/09/2012 10:55:00

principal

principal

principal


Começou na manhã desta terça-feira (4) o desvio dos ônibus biarticulados em frente à estação tubo do Passeio Público. Por causa de obras de desalinhamento para a passagem do Ligeirão Norte, os biarticulados saem da canaleta. Fiscais de transporte da Urbs e agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) estão no local orientando pedestres e motoristas.

No sentido Cabral, os ônibus saem da canaleta e passam pela via lenta da avenida João Gualberto. No sentido Centro, o desvio dos ônibus acontece pela rua Luiz Leão. Foi alterado o tempo do semáforo para a passagem do ônibus. A previsão é que o desvio dure cerca de três meses. As estações tubos provisórias estão funcionando em frente ao Colégio Estadual do Paraná.

Obras - As obras, iniciadas em março, estão sendo feitas ao longo de cerca de seis quilômetros entre o Terminal Santa Cândida e a Estação Central. Em vários pontos das avenidas Paraná e João Gualberto nos bairros Santa Cândida, Juvevê, Cabral e Boa Vista já é possível perceber a nova pavimentação, as placas de concreto nos pontos onde vão ficar as estações e a terceira faixa na canaleta.
Para reduzir o impacto no trânsito do entorno, os trabalhos são feitos em lotes menores, quadra a quadra. Nestes trechos, o ônibus Expresso sai da canaleta e trafega, temporariamente, na pista para carros. Isso já foi feito em vários pontos ao longo do trecho e será feito agora na quadra em frente ao Passeio Público.
O alargamento da pista em pontos estratégicos da canaleta é feito sem redução da pista para carros. Isso é possível com o deslocamento das estações tubo em alguns metros, de forma a que elas não fiquem frente a frente, como no desenho tradicional. Deixando a estação de um lado alguns metros à frente da estação do outro lado é possível criar o espaço para ultrapassagem.
O Ligeirão Norte vai transportar 50 mil pessoas por dia, fazendo a ligação entre o Terminal Santa Cândida e a Praça do Japão. O trajeto tem 11,5 quilômetros e 32 estações (16 de cada lado) que serão reformadas. As estações Passeio Público, Central, Alferes Poli, Praça Osvaldo Cruz, Coronel Dulcídio e Bento Viana, além de reformadas, serão ampliadas. Para reforma as estações são retiradas. No caso da parada Passeio Público foi colocada uma estação provisória.
Além das canaletas e das estações,  também o Terminal Santa Cândida está sendo reformado para abrigar o Ligeirão Norte e permitir a ampliação da integração do transporte com a Região Metropolitana. O Terminal será ampliado de 8 para 12 mil metros quadrados e vai ganhar nova área de serviço e comércio, que ficará no subsolo. Estão previstas na reforma também novas plataformas, conjuntos sanitários, câmeras de monitoramento, sinalização e paisagismo, além da criação de espaço específico para carga e descarga de mercadorias comercializadas pelos boxes e Armazém da Família. 
O Ligeirão Norte fará um trajeto de 11 quilômetros com apenas oito paradas e tempo de viagem de 25 minutos, uma redução de 15 minutos em relação ao Expresso vermelho que faz 16 paradas. O Ligeirão Norte vai parar nos terminais Santa Cândida, Cabral e Boa Vista e nas estações Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Osvaldo Cruz e Bento Viana.
A linha terá uma frota de 20 ônibus – biarticulados com 28 metros de extensão, com capacidade para 250 passageiros e terá um intervalo de três minutos.
O Ligeirão Norte será a terceira linha do sistema Expresso Ligeirão. As duas linhas já em operação estão na Linha Verde, com o Pinheirinho/Carlos Gomes, com uma redução de dez minutos no tempo de viagem em relação aos biarticulados do Eixo Sul; e o Ligeirão Boqueirão que encurtou a viagem entre o Terminal e o Centro em 15 minutos, de 38 para 23 minutos. 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário