Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 8 de setembro de 2012

Campinas - Novos ônibus do transporte escolar são entregues em cerimônia no Paço

06/09/2012 - 16:44

Foto: Novos ônibus estacionados no Paço Municipal | Crédito: Carlos Bassan

Foto: Novos ônibus estacionados no Paço Municipal | Crédito: Carlos Bassan

Foto: Novos ônibus estacionados no Paço Municipal | Crédito: Carlos Bassan

Foto: Novos ônibus estacionados no Paço Municipal | Crédito: Carlos Bassan

Foto: Novos ônibus estacionados no Paço Municipal | Crédito: Carlos Bassan
Fotos: Crédito: Carlos Bassan


Ingrid Vogl

As novas regras que visam aprimorar e padronizar o transporte escolar público de Campinas começam a ser colocadas em prática com a entrega de 26 novos ônibus que irão atender cerca de 1,4 mil estudantes de 27 escolas municipais e estaduais, que correspondem ao lote 4 do transporte escolar público.

A entrega dos veículos ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 6 de setembro, no Paço Municipal, que ficou lotado de novos ônibus que começam a atender os alunos já nesta segunda-feira, dia 10 de setembro.

"O transporte escolar é uma alternativa para atender a demanda de alunos que frequentam as escolas e, a partir da determinação do prefeito Pedro Serafim, criamos o decreto número 17.646 para melhorar, organizar e dar mais segurança e conforto aos estudantes transportados, afirmou o secretário municipal de Educação, Carlos Roberto Cecílio.

O presidente da associação de moradores da Vila Olímpia, Carlos Lúcio de Souza, fez questão de comparecer ao Paço Municipal para conferir os novos ônibus. "Estou muito feliz com a demanda que trouxemos da comunidade para o professor Cecílio e que foi atendida rapidamente. As crianças terão mais conforto e segurança", disse. Também participaram da cerimônia de entrega dos ônibus secretários municipais e vereadores.

Em seu pronunciamento durante a solenidade de entrega, o vice-prefeito Francisco Soares de Souza ressaltou que saúde e educação são prioridades da Administração municipal.

Transporte escolar

Os novos ônibus são padronizados na cor amarela e possuem o brasão da Prefeitura, para serem facilmente identificados pela população e usuários. As novas características dos veículos atendem aos critérios do decreto número 17.646 publicado em julho, que define novas regras para o transporte escolar público de Campinas.

Os ônibus também atendem à determinação de ter a cadeira modelo bebê conforto (para segurança no transporte de crianças de 3 meses a 2 anos), uma novidade no transporte escolar. Os veículos que atenderem esta faixa etária terão o acompanhamento de três monitores em cada um deles. Para as crianças de 3 a 6 anos, os ônibus terão o acompanhamento de dois monitores e estudantes acima de 6 anos serão acompanhados por um monitor.

Licitações estão em andamento para que todos os lotes do transporte escolar sejam padronizados de acordo com o decreto municipal, que pode ser conferido pelo endereço:http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/1269816622.pdf .

Direitos

Os alunos de escolas municipais e estaduais que têm direto ao transporte escolar – em veículos fretados (ônibus, micro-ônibus ônibus ou van) ou passe escolar - são os que moram a dois quilômetros ou mais da escola onde está matriculado; residentes na zona rural ou em locais onde há existência de barreiras físicas como rodovias, ferrovias e leito de rios, ou necessitem de atendimento especializado por serem portadores de necessidades especiais.

Atualmente, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) atende mais de 12,4 mil alunos das redes municipal e estadual. Por veículo fretado, são atendidos cerca de 9 mil alunos em 125 linhas (cada linha pode ter um veículo ou mais). O passe escolar é oferecido a 2.560 alunos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir das novas licitações, as linhas chegarão a 180 e o número de alunos atendidos também será ampliado.

Aproximadamente 1,1 mil alunos de 0 a 3 anos (Agrupamentos I e II da educação infantil) são atendidos atualmente por meio do vale transporte, quando pais ou responsáveis têm a passagem de ônibus para levar as crianças até a escola.

A partir dos próximos contratos que forem firmados, de acordo com o decreto publicado, este grupo de alunos poderá ser transportado por meio do veículo fretado, equipados com a cadeira tipo bebê conforto. Caberá aos pais optarem ou não pelo serviço. Caso os responsáveis aceitem o transporte por veículo fretado, eles deverão acompanhar as crianças dentro dos ônibus.

Outra novidade prevista no decreto é o controle maior da entrada e saída dos alunos no transporte escolar e na escola. Além disso, as equipes pedagógicas das escolas deverão atualizar com frequência os endereços dos alunos que utilizam o transporte escolar.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário