Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

São Paulo - Prefeitura vistoria obras do Terminal de Ônibus de Pinheiros

26 de Julho de 2012 - 14:26




Fábio Arantes/Secom.


O Terminal de Ônibus Intermodal Pinheiros fará a integração dos ônibus com a linha 4-Amarela do Metrô e permitirá a transferência de passageiros da Estação Pinheiros da CPTM. Com previsão para atender 120 mil passageiros, o terminal deve ser entregue este ano.


A Prefeitura de São Paulo vistoriou nesta quinta-feira (26) as obras do Terminal de Ônibus Intermodal Pinheiros, que fará a integração dos ônibus com a linha 4-Amarela do Metrô e permitirá a transferência de passageiros da Estação Pinheiros da CPTM, junto à Marginal do Rio Pinheiros. Os trabalhos seguem dentro do cronograma estipulado pela São Paulo Obras, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), e devem ser concluídos neste ano.

O Terminal faz parte do projeto de Reconversão Urbana do Largo da Batata, financiado pela arrecadação vinda da Operação Urbana Faria Lima. O novo Terminal de Ônibus Intermodal foi ampliado de 3 mil m² para 9 mil m² de área coberta para receber 26 linhas de ônibus municipais. A previsão é que saiam seis ônibus por minuto do novo terminal e que 120 mil passageiros passem pelo local todos os dias.

Revitalização urbana

O projeto ainda prevê um conjunto de intervenções urbanísticas no entorno que deverão ser finalizadas em junho de 2013. As ruas serão totalmente requalificadas com alargamento das vias, enterramento de cabos de transmissão de energia elétrica, de dados e de telefonia, sistema de drenagem, redes de água e esgoto, pavimentação do leito carroçável, colocação de guias e sarjetas e reforma dos passeios, nova iluminação pública e paisagismo.

As principais intervenções viárias compreendem o novo traçado para a Rua Fernão Dias; o alargamento e recuperação das ruas Teodoro Sampaio, Eugênio de Medeiros e Sumidouro; a recuperação da Rua Cunha Gago; a nova pista auxiliar da Marginal Pinheiros, lateral ao Terminal Pinheiros da CPTM; o alargamento e a recuperação da rua Eugênio de Medeiros; as novas ligações das ruas Paes Leme – Butantã e para conversão da Rua Butantã para a rua Padre Carvalho; e o alargamento das ruas Gilberto Sabino e Capri.

A ampliação das obras do Terminal de Ônibus Intermodal Pinheiros atendeu projeto proposto pela estratégia de instalação do terminal, articulado ao Plano Integrado de Transportes Públicos da Secretaria Municipal de Transportes. O projeto do terminal e de seu edifício operacional foi desenvolvido mediante programa, área e dimensionamento fornecidos pela SPTRANS, envolvendo as disciplinas de arquitetura e as consultorias em transporte e instalações e as obras. Todos os trabalhos, incluindo a garagem e a requalificação das ruas, terão um investimento de cerca de R$ 145 milhões. Atualmente, cerca de 450 operários trabalham no local.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário