Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Santos - Volta dos cobradores ainda segue em debate na Câmara

Terça-feira, 7 de agosto de 2012 - 06h57

Créditos: Nirley Sena
Projeto que prevê o pagamento obrigatório das passagens com 
cartão transporteve teve discussão adiada


Sandro Thadeu
O debate sobre o retorno dos cobradores aos ônibus municipais ainda está longe do fim. Na noite de segunda-feira, a Câmara rejeitou o parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação (CJR) à proposta que proíbe o motorista acumular a função de cobrador.

Graças aos oito votos favoráveis – houve uma abstenção –, esse projeto de emenda à Lei Orgânica (a Constituição do Município) seguirá em discussão no Legislativo. 

Conforme o autor da matéria, Marcelo Del Bosco (PPS), a proposição passará pela Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos e Transportes, formada por Hugo Duppre (PSDB), Fábio Alexandre Nunes, o Professor Fabião (PSB), e Arlindo Barros (PSDB).

Assim que os três integrantes analisarem a proposta, ela estará pronta para entrar na pauta do dia. Normalmente, cada proposta leva até 50 dias para ser verificada em cada comissão.

O representante do PPS explica que alguns municípios, como Cubatão, Goiânia (GO) e Londrina (PR), recontrataram cobradores para garantir um serviço de melhor qualidade no transporte público.

Benedito Furtado (PSB) é favorável à volta dos cobradores. Ele entende que essa iniciativa mostraria a autonomia do Legislativo e representaria apoio aos motoristas e usuários do transporte coletivo na cidade de Santos.

Na avaliação de Sadao Nakai (PSDB), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos deveria fiscalizar melhor o contrato com a Viação Piracicabana.

Se isso ocorresse, a Câmara não estaria debatendo a dupla função do motorista e o excesso de afastamento dos trabalhadores da categoria, um assunto recorrente entre os vereadores.

“O contrato prevê a implantação de um programa para minimizar riscos de segurança e saúde ocupacional dos empregados. Esses relatórios devem ser entregues pela empresa, a cada três meses, à CET, que deveria analisar e debater esses índices”, justifica.

Ainda na sessão de ontem, havia a expectativa de votar o projeto de lei que determina o pagamento obrigatório das passagens de ônibus municipais apenas com cartão transporte.

O autor da proposição, Geonísio Pereira Aguiar, o Boquinha (PMDB), pediu o adiamento do debate por 25 sessões. Ela deverá ser analisada em 1º de novembro.

Ar-condicionado
A Câmara derrubou ainda o parecer contrário da CJR sobre a proposta de instalação obrigatória de equipamentos de ar-condicionado nos ônibus municipais – foram oito votos favoráveis e um contrário à manutenção do posicionamento da comissão.

Assim como a iniciativa de Del Bosco, esse projeto de lei, de autoria de Reinaldo Martins (PT), será apreciado por outras comissões permanentes do Legislativo.
Antes da votação de ontem, o petista aproveitou para criticar o posicionamento dos funcionários que analisam as matérias apresentadas.

“Parece que eles sempre são pagos para dizer não. Sempre apresentam a desculpa que os projetos são inconstitucionais e que estamos criando ou regulando serviços de competência exclusiva do prefeito”, desabafa.

O colega de partido, Adilson Júnior, ressalta que a proposta de Martins não é nenhuma utopia, pois o ar-condicionado já foi utilizado nas linhas municipais no passado.

Fonte:  Jornal A Tribuna Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário