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sábado, 4 de agosto de 2012

Itapeva - Prefeitura moderniza transporte público e contrata nova empresa de ônibus

Publicado em 2 de Agosto de 2012 às 21:07

Sistema Integrado de Transporte Público

Sistema Integrado de Transporte Público
Além da nova frota adaptada e da ampliação das linhas e horários, a Prefeitura garantiu passagens mais baratas e modernizou o sistema de transporte e a infraestrutura do terminal rodoviário
A Prefeitura de Itapeva já realizou a implantação do sistema de transporte público coletivo integrado no município. Em funcionamento desde o dia 28 de julho, quando a empresa Jundiá assumiu a prestação dos serviços, os usuários já puderam sentir os benefícios das tarifas mais baratas e da ampliação de horários e linhas. Com poucos dias de atividade, o terminal urbano chega a receber 3,5 mil pessoas por dia. A expectativa da empresa contratada é que cerca de 6 mil pessoas sejam transportadas diariamente.
A grande novidade implantada pela Prefeitura é o sistema de transporte integrado. O usuário paga uma tarifa única no valor de R$ 2 e pode, a partir do Terminal Urbano, circular por qualquer bairro de Itapeva, inclusive, os da zona rural. De acordo com a gerência da empresa Jundiá, os passageiros que pegarem o ônibus nos diversos pontos da cidade, podem descer no Terminal de Integração e pegar outro para qualquer destino, sem pagar outra passagem. A empresa informa ainda que também entraram em circulação os ônibus expressos, que percorrem diversos pontos do centro da cidade buscando os passageiros que tem como destino o Terminal de Integração.
Outra mudança foi na forma da compra das passagens. Cartões com chip substituíram as antigas passagens de papel e prometem maior agilidade e segurança para o passageiro. Para garantir mais agilidade no dia a dia, a empresa recomenda que o usuário faça recargas regularmente no cartão.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Luciano de Oliveira, o sistema de integração implantando no município teve como base sistemas adotados em cidades de grande porte, como Sorocaba. “Itapeva, como todo município em forte desenvolvimento e crescimento, precisava modernizar e pensar em mobilidade urbana. Estamos crescendo e a nossa estrutura precisa acompanhar esse desenvolvimento”, diz.
Os passageiros da zona rural foram surpreendidos com o novo valor da passagem. A tarifa para os bairros rurais mais distantes, que antes chegavam a custar R$ 7,5, passou para R$ 2. As novas linhas e horários dos ônibus também agradaram o senhor Benedito Ricardo de Almeida, morador do bairro Caputera, zona rural de Itapeva. “Eu aprovei o novo sistema. Agora podemos aproveitar bem mais o tempo na cidade para fazer compras, pagamentos e resolver problemas. Além de pagar menos, agora temos mais opções de horários”, comemora.
As mudanças no terminal rodoviário também chamaram a atenção dos usuários. “Sinto mais segurança sabendo que o Terminal é todo fechado e só entra quem realmente vai utilizar os ônibus. Gostei das mudanças e da nova organização”, completa Benedito.
Integração
O Sistema de Transporte Integrado proporciona aos usuários maior economia e comodidade para a população. A ideia é que o usuário possa chegar ao seu destino, pagando apenas uma passagem. A empresa Jundiá frisa que a gratuidade do segundo trecho só vale para os passageiros que permanecerem no Terminal.

Acessibilidade

Além da nova frota de ônibus modernos e equipados de acordo com as normas que atendem às pessoas com necessidades especiais, o Terminal Urbano passou por reformas e também atende aos padrões de acessibilidade. “Demos um passo muito importante para o desenvolvimento do nosso município. Itapeva conta agora com uma estrutura moderna que vai transportar, com segurança e qualidade, pessoas que utilizam cadeiras de rodas, idosos e pessoas com necessidades especiais. Essa é uma ferramenta que proporciona qualidade de vida”, diz o prefeito de Itapeva, Luiz Cavani.
Cartão para os servidores
A Administração Municipal disponibilizou aos servidores públicos cartões pessoais para uso do transporte público. Antes do novo sistema, o transporte dos servidores era realizado em um único ônibus, que percorria todos os bairros da cidade. A oficial de administração, Fernanda Maranho, aprovou a novidade. “Cheguei mais rápido e o ônibus parou bem mais perto da minha casa. A hora do almoço ficou mais tranquila”, comenta a jovem.
A servidora, que mora na Vila Aparecida, explica que o cartão facilitou e proporcionou mais qualidade de vida para os usuários. “Agora os servidores que precisam do transporte público gastarão menos tempo durante o trajeto até sua casa, sendo que cada um pode ir direto para o seu destino”, completa.

Fonte: Prefeitura de Itupeva

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