Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 9 de junho de 2012

Rio de Janeiro inaugura seu primeiro corredor BRT

Publicado em Jun 6 2012
A vida de milhões de cariocas começa a se transformar hoje com a inauguração do Transoeste, o primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit) do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes realizou o anúncio oficial, nesta quarta-feira (06), na estação Pingo D'Água, em Guaratiba, Zona Oeste, ao lado do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e do governador Sergio Cabral. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil,Luis Antonio Lindau , também participou do evento, fortalecendo a parceriaentre a organização e a prefeitura. Com financiamento da Bloomberg Philantropies , a EMBARQ Brasil prestou auxílio técnico à prefeitura do Rio por meio de auditorias de segurança viária no projeto, medida fundamental para reduzir o risco de acidentes no corredor e salvar vidas. Além disso, uma série de outras ações foram realizadas em conjunto para qualificar o projeto do primeiro BRT carioca.
Os ônibus articulados, chamados de Ligeirões, começaram a circular em caráter experimental por volta de 12h30, ligando a Barra da Tijuca à Santa Cruz. Nesta primeira etapa, que vai até o próximo dia 23, nove estações estão em funcionamento, com 11 ônibus em circulação, fora do horário de pico, entre 10h e 15h. As nove paradas são: Pingo d’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada. As outras estações entrarão em operação de forma gradual.
A partir de agosto, quando todo o sistema estiver em funcionamento, o BRT terá 56 km de extensão e 64 estações, com intervalo entre os ônibus de aproximadamente um minuto e meio. Calcula-se que o sistema deva beneficiar cerca de 220 mil pessoas diariamente, que terão mais conforto e redução pela metade no tempo atual de viagem. Além do corredor, também o túnel da Grota Funda foi aberto ao público, oficialmente batizado de José Alencar, em homenagem póstuma ao vice-presidente.
Declarações
“Hoje eu tenho a convicção de que o Rio de Janeiro está vivendo o que nunca viveu antes”, Luis Inácio Lula da Silva.
"Esse é o primeiro BRT de uma série que está por vir. É uma mudança cultural na maneira de se locomover na cidade. É como se fosse um metrô sobre rodas, com o custo bem menor", Eduardo Paes.
“Hoje é um grande dia. O Rio de Janeiro dá início a uma nova era de qualidade, eficiência e segurança no transporte coletivo brasileiro”, Luis Antonio Lindau.
Passagem
A tarifa do BRT será de R$ 2,75 com direito às integrações do Bilhete Único Carioca. Dentro do período de duas horas o passageiro poderá utilizar até três viagens, duas de ônibus e uma da BRT. A integração com ônibus de linhas intermunicipais terá tarifa de R$ 4,95, incluindo ainda uma viagem em linha alimentadora do BRT.
Trajeto
O Sistema BRT do Rio
No total, serão construídos 150 km de BRT que vão modificar a mobilidade de toda Cidade Maravilhosa. Conheça os quatro corredores:
  • Transoeste: Corredor expresso para ônibus que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande. O Transoeste terá 56 km de extensão e 64 estações de BRT. A expectativa é que a via reduza pela metade o tempo médio de viagem atual. A primeira fase do projeto já está em operação em caráter de teste e deve ser totalmente concluído em agosto de 2013.
  • Transcarioca: O Transcarioca será o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade, ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, numa faixa segregada de 39 km de extensão. A estimativa é que cerca de 400 mil pessoas sejam beneficiadas diariamente pelo sistema, que vai atender também os bairros de Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos
  • Transolímpica: Os 26 km que ligarão o bairro de Deodoro à Barra da Tijuca pela Transolímpica farão mais do que encurtar o tempo de deslocamento dos atletas entre as instalações dos Jogos de 2016. Diferente dos outros três corredores em construção, ele servirá de via expressa também para carros, sem cruzamentos ou sinais, como na Linha Amarela.
*Transbrasil: Este será o quarto corredor BRT a ser construído pela Prefeitura do Rio até os Jogos Olímpicos, com 32 km de extensão e 25 estações. A linha ligará o Aeroporto Santos Dumont a Deodoro, na Zona Oeste da cidade, e será o corredor com maior demanda entre todos: 900 mil passageiros por dia. Haverá pontos de integração com a Transolímpica e Transcarioca, além de estações nas avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas.
EMBARQ Brasil e Rio, uma parceria pela sustentabilidade
A inauguração do Transoeste é resultado de um longo trabalho da Prefeitura do Rio de Janeiro. Desde a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, em 2010, a EMBARQ Brasil é parceira da Prefeitura e trabalha para qualificar o transporte coletivo carioca. Conheça as principais ações desenvolvidas:
  • Simulador BRT: A avaliação do sistema de transporte foi decisiva para a escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional (02/10/09). 
  • Auditorias Segurança Viária: Com financiamento da Bloomberg Philanthropies, a EMBARQ Brasil prestou auxílio técnico à prefeitura do Rio por meio de auditorias de segurança viária no projeto do Transoeste, medida fundamental para reduzir o risco de acidentes no corredor e salvar vidas.
  • Workshop de Marketing: Entre os dias 25 e 26 de maio de 2011, a EMBARQ Brasil reuniu cerca de 100 participantes vindos de 10 capitais brasileiras (Belo Horionte, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Salvador, Florianópolis, Natal, Curitiba, Vitória e Porto Alegre) e também internacionais de EUA, Perú e Índia para ouvir e debater o marketing aplicado aos sistemas BRT, baseado em experiências de sucesso. 
  • Alinhamentos estratégicos: A EMBARQ Brasil promoveu dois encontros com a equipe responsável pela implantação do sistema BRT no Rio de Janeiro. O objetivo foi reunir técnicos, operadores e gerentes do projeto e auxiliar na identificação de oportunidades e dificuldades a serem enfrentadas pelas equipes. 
  • Experiência BRT – Missões de Imprensa e Técnica: Ao final do mês de abril, com o patrocínio da Fetranspor, Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, a EMBARQ Brasil promoveu um audacioso projeto que levou jornalistas dos principais veículos de comunicação cariocas e técnicos da prefeitura para embarcar no projeto Experiência BRT - Missão de Imprensa e Técnica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário