Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Rio de Janeiro - Estado apresenta ônibus que será usado durante a Rio+20

 05/06/2012 - 12:04h
 Danielle Moitas



Dezessete veículos com diferentes soluções alternativas à gasolina 
serão usados durante o evento



O Governo do Estado e a MAN Latin America apresentaram, na manhã desta terça-feira (5/6), o primeiro ônibus que fará o transporte das delegações durante a Rio+20. O veículo Volksbus tem tecnologia GNV/Diesel e pode rodar com 85% de gás e 15% de diesel, reduzindo em 20% as emissões de gás carbônico e 80% de material particulado. Ao todo, 17 ônibus com diferentes soluções alternativas à gasolina serão usados durante o evento.

De acordo com o secretário de Transportes, Julio Lopes, a sustentabilidade é um dos assuntos mais importantes para o Governo do Rio de Janeiro.

- Estamos sempre procurando estar um passo adiante. E com essa iniciativa estamos dando um exemplo para o mundo, porque é uma tecnologia brasileira, desenvolvida pela MAN e pela Bosch, para atender às demandas da sustentabilidade. Tenho certeza que esses ônibus vão ganhar as ruas do Brasil e do mundo - disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, destacou que o governo tem uma responsabilidade com o estado de investir em novas tecnologias para o setor.

- O Rio de Janeiro é um dos estados que mais se beneficia com as energias tradicionais, como petróleo e gás natural. E é exatamente por isso que temos que desenvolver novos projetos, pensar em renovação - afirmou.

A previsão é que os ônibus com a tecnologia GNV/Diesel comecem a ser produzidos em larga escala em setembro de 2013. A expectativa é que as empresas do setor invistam nos veículos.

- O projeto original é de um ônibus urbano. Agora estamos em busca de um custo operacional mais baixo para que eles possam servir a sociedade - explicou Marco Saltini, diretor de relações governamentais e institucionais da MAN Latin America.

Veja a programação do Governo do Estado na Rio+20 no site oficial.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário