Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ônibus Mercedes Benz são os primeiros a circular no sistema BRT do Rio de Janeiro




Os ônibus articulados Mercedes-Benz são os primeiros a entrar em operação no sistema BRT Transoeste da cidade do Rio de Janeiro, inaugurado hoje (06). O trecho inicial, com extensão de aproximadamente 40 quilômetros e cerca de 30 estações interliga o Terminal Alvorada na Barra da Tijuca ao Terminal Santa Cruz.


O Transoeste deverá ser concluído totalmente no segundo semestre deste ano, indo da Barra até Santa Cruz a Campo Grande. Serão 53 estações BRT, interligando sete bairros. Com 56 quilômetros, esse sistema viário, pretende diminuir em 50% o tempo gasto no trajeto, beneficiando cerca de 220 mil pessoas diariamente.

A Mercedes-Benz realizou a venda de 91 chassis de ônibus articulados O 500 MA para uso no sistema Transoeste. Foram 49 unidades para a Auto Viação Jabour (com carroçaria Viale BRT da Marcopolo) e 42 para o Expresso Pégaso (carroçaria Mega BRT Neobus).


Os veículos vão entrar em operação, gradativamente, até o segundo semestre. Chamado de “Ligeirão”, esses novos ônibus articulados têm capacidade de transporte para até 145 passageiros.
Veículo da nova linha de ônibus da Mercedes-Benz, o O 500 MA conta com a tecnologia BlueTec 5, atendendo ao PROCONVE P-7.
“A maioria das cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros”, diz Gustavo Nogueira, gerente de Marketing BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.


Fotos: Mercedes Benz e Fetranspor
Montagem de João Manoel (Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário