Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

BRT Transoeste é inaugurado no Rio


RIO DE JANEIRO GANHA O SEU PRIMEIRO BRT, A TRANSOESTE

 06/06/2012 - 09:28h - Atualizado em 06/06/2012 - 15:08h 
 » Guedes de Freitas
O governador Sérgio Cabral e o ex-presidente Lula prestigiaram a inauguração, nesta quarta-feira (6/6)


A Prefeitura do Rio inaugurou nesta quarta-feira (6/6) a Transoeste, primeiro corredor expresso de Bus Rapid Transit (BRT) da cidade. Além do prefeito Eduardo Paes, participaram da solenidade o governador Sérgio Cabral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão. A Transoeste liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande, numa extensão de 56 quilômetros.

O percurso será feito de maneira ágil e confortável, reduzindo em uma hora, pelo menos, o tempo de viagem. Criado em Curitiba, o BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus biarticulados que circulam em faixas segregadas e, portanto, em velocidade maior do que as linhas convencionais.

Lula, Cabral, Paes e Pezão, além de outras autoridades e convidados, embarcaram em um ônibus na estação Magarça, em Guaratiba, e seguiram para o Centro Operacional da Transoeste, que fica na entrada do Túnel Vice-Presidente José de Alencar (Grota Funda) para a cerimônia de inauguração, que recebeu a bênção do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

Depois de elogiar os projetos viários em andamento no município, o governador disse que o estado e a prefeitura estão promovendo uma transformação nas áreas de transporte e de mobilidade urbana no Rio de Janeiro. Somando os quatro BRTs que o município está implantando – Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil – com a Linha 4 do metrô e o aumento das frotas de trens da SuperVia e do próprio metrô, todos equipados com ar-condicionado, o percentual de pessoas que usará o transporte de massa nos próximos anos na cidade subirá de 18% para 63%.

- Isso significa mobilidade, mais tempo com a família e mais conforto para as pessoas - ressaltou Cabral.

O governador lembrou ainda que a segurança da Transoeste será feita por 134 policiais militares, contratados do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) pela prefeitura e pela concessionária da via para prestar o serviço nas suas horas de folga. Cabral disse que a prefeitura tem sido a maior parceira da segurança pública do Rio de Janeiro.

– Todas as gratificações dadas aos policiais que prestam serviço nas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas nas comunidades são pagas pela prefeitura – citou o governador.

A inauguração do BRT é parcial. Até o dia 23, a implantação do serviço será de adaptação. Onze ônibus biarticulados, todos equipados com ar condicionado e televisores e com capacidade para transportar 140 passageiros, só vão percorrer nove estações (Pingo D´Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada), das 10h às 15h, portanto, fora dos horários de pico. A partir do dia 23, o sistema entra em operação em 31 estações e, a cada 15 dias, uma nova etapa será implantada até meados de agosto, quando a Transoeste chegará a Campo Grande e bairros próximos, completando um total de 64 estações.

A linha irá desafogar o trânsito na Zona Oeste da cidade. A prefeitura calcula que 120 mil pessoas serão beneficiadas por dia, quando o sistema estiver funcionamento plenamente.

- As pessoas vão ter que se habituar ao novo modelo de transporte, que é completamente diferente do que elas estão acostumadas . Esta obra aqui significa o fim deste apartheid entre as pessoas que moram de um lado e de outro do maciço da Pedra Branca. O BRT vai permitir que as pessoas mais humildes da cidade possam viajar num ônibus mais confortável e gastando um tempo muito menor - afirmou Paes.

A obra vai custar à prefeitura R$ 900 milhões. O projeto incluiu a construção de um túnel na Grota Funda, também inaugurado hoje, com 1,1 mil metros de extensão em cada sentido, ligando o Recreio dos Bandeirantes a Pedra de Guaratiba. Os investimentos da prefeitura em mobilidade urbana incluem ainda os outros três BRTs. As obras da Transcarioca, que vai ligar a Barra da Tijuca ao Galeão, estão bem adiantadas, as da Transolímpica, entre a Barra e Deodoro, já começaram e as da Transbrasil, do Centro da cidade até a Zona Oeste pela Avenida Brasil, estão em processo de licitação.

  • FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário