Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 5 de maio de 2012

Viale BRT: Inovação e Pioneirismo


As equipes da empresa Canasvieiras e Secretaria Municipal de Transportes Mobilidade e Terminais (SMTMT) estiveram no dia 29 de fevereiro de 2012, na unidade fabril de Ana Rech, empresa MARCOPOLO SA, para inspeção técnica dos novos veículos articulados que serão operados pela empresa neste ano.

Os novos veículos são resultado de um projeto de desenvolvimento conjunto entre a empresa Canasvieiras e o grupo MARCOPOLO, sendo os primeiros do mundo a possuir esta configuração e desenho para o transporte urbano de passageiros. A melhoria contínua do transporte coletivo passa pelos equipamentos aplicados a fim de praticar os preceitos do seu sistema de gestão da qualidade, a empresa adquiriu 3 novos veículos que estão sendo produzidos sob um novo conceito visual e de praticidade ao transporte coletivo.

A equipe foi recebida pelos responsáveis da qualidade, e a inspeção ocorreu dentro das premissas da empresa, com avaliação de pontos críticos e registros visuais e documentais. Resume o gerente de logística, Marcos Manoel Lopes, que " o veículo busca uma operação mais sustentável quando aplica dispositivos de segurança ativa, e em especial na economia de combustível devido a aerodinâmica apurada da carroceria". Confira nesta edição alguns detalhes sobre mais esta inovação que a CANASVIEIRAS traz para seus clientes.

Chassi: O500MA Articulado

O veículo é equipado com o já conhecido chassi O500-MA articulado da Mercedes Benz com motor OM457LA, porém, já dispondo do novo painel de informações ao operador, mais moderno, e de fácil leitura. Este painel é o mesmo a equipar os novos veículos conformes a norma PROCONVE P7, trazendo agora computador de bordo, e diversas outras funções que visam o melhor uso do veículo, bem como maior praticidade ao motorista. O já conhecido conforto e operabilidade do modelo são agora mais perceptíveis devido a nova carroceria aplicada. Os dispositivos de segurança passiva e ativa, como TOPBRAKE e ABS estão presentes no modelo.

Carroceria: Viale BRT

A nova carroceria VIALE BRT, de 18,970 metros, possui desenho aerodinâmico de última geração, conferindo beleza,modernidade, economia de combustível e melhor operabilidade. O salão, agora mais alto e largo, confere melhor deslocamento interno e circulação do ar aos passageiros. Esta é a primeira carroceria "não protótipo" que será operada no Brasil. Dentre as novidades aos passageiros e operadores, podemos citar:

*Espelhos do motorista sem braço para melhor coeficiente aerodinâmico e com luz pisca em led;

*Regulagem elétrica dos espelhos externos pelo motorista;

*Câmera de ré com sensor de distância;

*Câmera de saída para o motorista de todas as portas do veículo;

*Botoeira dos passageiros sem fio, sistema wireless para maior velocidade de acionamento e menor manutenção;

*Iluminação "day light" com leds brancos permanentes na frente, e iluminação lateral e traseira 100% em leds de alto brilho;

*Maior corredor e altura de salão, garantindo espaço e melhor circulação do ar;

*Laterais em composto de alumínio, mais seguras e leves;

*Pára-brisa inteiriço com grande ângulo de visão ao motorista;

*Maior área envidraçada ao passageiro, devido a nova altura do salão;

*Novo padrão de bancos ergonômicos ao passageiro;

Desenvolvimento e nova cor

Quem olha o veículo pronto não imagina o processo de desenvolvimento. Além de todo o processo padrão de estudo da fabricante no desenvolvimento, internamente, a equipe da Canasvieiras desenvolveu junto ao parceiro mais de 25 projetos de pintura, e por volta de 10 plantas baixas de alocação interna. Toda a documentação está sendo arquivada para futuro registro histórico do projeto junto aos clientes internos e externos da empresa.

A nova cor do veículo, que passa da conhecida "verde atibaia" para o "pantone 802C" foi uma escolha realizada dentro de outras 7 tonalidades finais (após descartes da equipe), apresentadas ao diretor presidente da empresa, Sr. Valter Costa, que pessoalmente definiu o novo tom da empresa. "Colocamos as chapas pintadas pela fábrica ao lado de um veículo no pátio, e o Sr. Valter escolheu pessoalmente a tonalidade. Foi um momento marcante na história da empresa, pois o esquema atual de cores tem décadas de existência", comentou um dos envolvidos. 

O novo projeto de pintura, desenvolvido para realçar as novas curvas da carroceria, foi de autoria do controller da empresa, Sr. Rogério dos Santos Lopes. O mesmo, cita, nasceu de uma pintura com caneta colorida em uma revista da empresa Marcopolo e foi sendo desenvolvido em conjunto das equipes da empresa e fornecedor.

Marcopolo: parceira estratégica

A parceria da empresa Canasvieiras com a Marcopolo já vem de longa data. Atualmente, a empresa dispõem da frota 100% equipada com soluções Marcopolo para transporte coletivo. Conforme comenta o responsável, (...)”além do alto nível da assistência técnica, observasse nos produtos Marcopolo a sintonia com as necessidades sustentáveis do transporte, bem como do processo de melhoria contínua que aplicamos em nosso dia a dia. Ter um parceiro que segue a mesma cartilha nossa, com foco na satisfação do cliente, é algo que só agrega valor ao serviço oferecido aos nossos clientes”, finaliza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário