Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Queda no estoque de caminhões e ônibus impulsiona produção de veículos


03/05/2012 - 11h41



RIO - A redução de estoques dos fabricantes de caminhões e ônibus impulsionaram a produção de veículos automotores em março, quando a atividade subiu 11,5% ante fevereiro, enquanto a da indústria geral caiu 0,5%, feitos os ajustes sazonais.

A avaliação é de André Luiz Macedo, gerente da coordenação de indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao comentar os dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta quinta-feira.

Macedo conta que, em janeiro, os fabricantes de caminhões e ônibus interromperam sua produção para a adequação de seus produtos às novas regras de emissão, o que fez a fabricação de veículos automotores cair 31,2% em relação a dezembro. Nesse processo, os motores dos caminhões passaram a ser o Euro 5, em substituição ao Euro 3, que pôde ser fabricado até dezembro.

O especialista do IBGE observa que houve redução quase total nos estoques de caminhões Euro 3 em março, o que impulsionou a produção de veículos com tecnologia Euro 5 no mês. "Mesmo assim, muito desse crescimento [de 11,5% de veículos automotores, entre fevereiro e março] tem a ver com a base de comparação deprimida" afirma Macedo. A produção de veículos automotores, em fevereiro e março, acumulou alta de 26,2%.

O resultado de veículos automotores entre fevereiro e março, feitos os ajustes sazonais, impulsionou a alta de bens de capital, de 3,8%, categoria em que se inserem caminhões e ônibus.

Nessa base de comparação, veículos automotores também puxaram para cima o desempenho de bens de consumo duráveis, que subiram 3,4%, em razão dos automóveis.

(Diogo Martins | Valor)

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário