Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Itanhaém recebe mais de 600 ônibus de excursão em 2011

Terça-feira, 31 de janeiro de 2012


Turismo – Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, o número de visitantes foram cerca de 25.500 pessoas


Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Socia




As belezas naturais e eventos culturais, históricos e esportivos de Itanhaém estão atraindo cada vez mais turistas para a Cidade. O Município recebeu 637 ônibus de excursão vindos de diversos locais de todo o Brasil durante todo o ano de 2011. Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, o número de visitantes para a segunda Cidade mais antiga do país foi de cerca de 25.500 pessoas somente em excursões.
Além de movimentar o comércio local, o turismo também é importante para os meios de hospedagem. Do total de autorizações emitidas pela Secretaria de Turismo, 41% das excursões utilizaram as Colônias de Férias como hospedagem (264 veículos e cerca de 10.560 pessoas); 10%, hotéis (64 veículos e 2.560 pessoas); e 4% pousadas (23 e 920 pessoas).
Além dos meios de hospedagem, o destino das excursões teve parcela significativa (14%) de turistas para eventos esportivos (91 veículos e cerca de 10.560 pessoas), principalmente nos campeonatos de futebol amador da Cidade. Outros 31% (195 veículos e 7.800 pessoas) tiveram como destinos as Igrejas, marinas de pesca ou se fixaram em residências.
Para receber estes milhares de turistas que todos os anos vem à Cidade, Itanhaém dispõe de 15 hotéis, 24 pousadas, 20 colônias de férias, 5 agências de turismo, 6 bancos e 5 marina devidamente regularizadas.
REGULAMENTAÇÃO – O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, vem disciplinando a entrada de excursões na Cidade. De acordo com a Lei nº 3.295, DE 10 DE ABRIL DE 2007, veículos com capacidade acima de 12 passageiros devem encaminhar o pedido de autorização ao setor com, no mínimo, dois dias úteis de antecedência. Caso o ônibus ou van não possua autorização, é multado e o veículo apreendido.  
Essa medida, que foi tomada no intuito de organizar o turismo e garantir a segurança dos visitantes e munícipes. O acesso, a circulação e o estacionamento de transportes intermunicipais coletivos no Município somente será permitido com a Autorização para Circulação de Veículo de Fretamento, emitida pela Secretaria Municipal de Turismo.
Todos os meios de hospedagem devidamente regularizados no Município – hotéis, pousadas, colônias e camping – devem requerer o certificado mediante o pagamento da taxa de 65 Unidades Fiscais (UF’s), que deve ser depositada no Banespa, na agência 0346, conta-corrente 45.000.102-5, em nome do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur). Após o pagamento, é necessária a apresentação do comprovante para a Secretaria.
Os veículos que forem abordados e não apresentarem o certificado serão multados em 500 UF’s e guinchados até o depósito municipal que fica no Paço II, na Estrada Gentil Peres, 260, na Cesp. A liberação dos veículos ocorrerá mediante o prévio pagamento da multa imposta e das despesas com remoção e estadia.
A fiscalização do cumprimento das disposições desta lei compete as Secretarias Municipais de Turismo e de Trânsito e Segurança.


Fonte: Prefeitura de Itanhaém

Nenhum comentário:

Postar um comentário