Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Curitiba - Pais devem ficar atentos ao contratar transporte escolar

06/02/2012 11:58:00


principal



A Urbs alerta aos pais que usam transporte escolar para seus filhos para que verifiquem se o serviço a ser contratado é licenciado. Esta verificação pode ser feita facilmente pela internet, no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, clicando sobre a palavra Escolar no menu Transporte ou diretamente na Urbs, na Estação Rodoviária de Curitiba (avenida Affonso Camargo, 330, Jardim Botânico – prédio central), de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h.

Ao contratar o serviço, os pais devem verificar se o veículo tem licença para trafegar - um selo concedido pela Urbs que deve estar afixado no parabrisa dianteiro do carro. Além do adesivo, que tem a data de validade da vistoria feita pela Urbs, os pais devem exigir o Certificado Cadastral do Condutor, documento concedido a motoristas profissionais que têm mais de 21 anos de idade, estão habilitados nas categorias "D" e "E", tenham pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e curso específico de condutores de veículos.

Curitiba tem 857 veículos licenciados para o transporte escolar. Essa frota é composta por 309 vans, 303 ônibus, 237 micro-ônibus e 08 camionetas tipo Kombi. São 235 de empresas e 621 prestadores do serviço como pessoa física. A Urbs controla a prestação do serviço: emite as licenças, vistoria os veículos, fiscaliza o trabalho dos motoristas, acompanha a capacitação deles e combate os transportadores “piratas”.  

Em 2011 a equipe de fiscalização do transporte comercial da Urbs fez 5.743 abordagens na área de transporte escolar. 

Apesar de a inspeção veicular ocorrer duas vezes por ano no pátio da Urbs, a abordagem para verificação de todos os itens obrigatórios é feita nas ruas como parte do trabalho diário da fiscalização e também sempre que houver indícios de irregularidades ou denúncias, que podem ser feitas pelo telefone 156. No ano passado foram expedidas 191 autuações por falta de licença para transporte escolar. 

Vistoria – Todos os veículos licenciados passam por vistoria obrigatória feita pela Urbs a cada seis meses. A vistoria segue uma tabela que tem como referência o final da placa de cada veículo. A fiscalização da Urbs confere os itens de segurança, conforto e aparência e também sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de pára-brisa, saídas de emergência, extintor de incêndio, e outros. 

Na parte externa são checados os amortecedores, placa, bateria, faróis, piscas, luz de freio, lanterna, espelho retrovisor e pneus. Depois da vistoria, o veículo recebe a Licença para Trafegar, o selo que fica colado do lado superior direito do pára-brisa dianteiro, válido por seis meses. 

As empresas e pessoas físicas que prestam serviço de transporte escolar devem procurar a Urbs dentro do prazo de vistoria e renovação do documento que garante a regularidade do serviço conforme a legislação. A Urbs alerta os transportadores para que não deixem a realização da vistoria para a última hora, na véspera da volta às aulas.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário