quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Caio Induscar participa da 5ª Mostra Socioambiental Fiesp/Ciesp




A encarroçadora de ônibus Caio Induscar participou, no dia 23 de novembro, da 5ª Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental, que reuniu projetos de sucesso de grandes empresas. 
Entre os destaques do evento, estava o Programa de Humanização na Empresa (PHE) da Caio Induscar, que profissionaliza jovens, filhos e irmãos de colaboradores. Além de formar para o mercado de trabalho, há uma grande preocupação da empresa em formar cidadãos.
Para isso, conta com 13 encontros que abordam assuntos como controle do orçamento familiar, sexualidade, prevenção e consequência do uso das drogas, fé e espiritualidade, voluntariado, ética, qualidade, meio ambiente e gestão pessoal e profissional. A encarroçadora, desde 2007, formou 360 jovens, em 20 edições do Programa.
Como resultados, os participantes passam por uma mudança comportamental e podem conquistar o primeiro emprego e uma carreira profissional, mesmo sem experiência, sendo a própria encarroçadora a responsável pela contratação de mais de 50% dos jovens.
Durante a apresentação da empresa na Mostra, o PHE Bem-Estar também gerou, pelo seu pioneirismo, grande interesse dos convidados. Este programa trata colaboradores com depressão e outras doenças psicológicas, por meio de consultas psiquiátricas, acompanhamento com psicólogos, tratamento medicamentoso e visitas domiciliares de assistentes sociais.
De acordo com a diretoria da encarroçadora, o investimento em pessoas traz resultados e benefícios para a empresa e sociedade, numa via de duas mãos, porque ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida das pessoas, gera mão de obra qualificada e colaboradores mais satisfeitos. 

Fonte: Caio Induscar

30/11/2011

Camaçari - Segundo a STT, outros cinco novos veículos devem circular na cidade até o final de dezembro


Foto: Agnaldo Silva
Os ônibus começam a circular no dia 5 de dezembro



O sistema de transporte público de Camaçari ganha 10 novos ônibus. A solenidade de entrega dos veículos acontece nesta quinta-feira (01/12), às 10h, na avenida Jorge Amado, em frente ao Espaço Camaçari. O investimento é resultado do cumprimento do TAC (Termo de Ajuste de Conduta), acordado entre a Prefeitura de Camaçari, as empresas que fornecem o serviço de transporte público no Município e a Promotoria Pública.
Os novos veículos, com capacidade para transportar até 56 passageiros, começam a operar na próxima segunda-feira (05/12) e vão atender os roteiros para os bairros Verdes Horizontes, Gravatá e Gleba E via Gleba C, locais que apresentam maior demanda de passageiros.
Assinado em agosto desse ano, o TAC prevê a renovação da frota e o aumento da capacidade dos veículos, que também devem ser adaptados para atender as pessoas com deficiência de locomoção.
A aquisição de novos ônibus é uma iniciativa importante para a modernização do transporte público do Município, segundo o superintendente do Trânsito e Transporte de Camaçari, Anderson Santos.
Os novos equipamentos são investimentos da Cooastac (Cooperativa de Transporte Alternativo e Empresarial de Camaçari) e da Cooperunião (Cooperativa União Transporte).
De acordo com o diretor de Transportes da STT, Antônio Jambeiro, Camaçari deve ganhar mais cinco novos veículos até o final de dezembro.
Atualmente, 183 veículos, sendo 90% de médio porte, atendem a população da sede, orla e zona rural do Município.
Autor: Anami Brito
Fonte: Prefeitura de Camaçari


Volvo acelera nacionalização do ônibus híbrido

30/11/2011 | 08h47

Chassi brasileiro chega ao mercado em junho de 2012 




























Giovanna Riato, ab
De Curitiba


A Volvo acerta os detalhes para iniciar a produção de seu modelo de ônibus híbrido na fábrica brasileira de Curitiba (PR) em junho do próximo ano. Luis Carlos Pimenta, presidente da divisão do ônibus da companhia para a América Latina, afirma que o projeto está dentro do cronograma e que os dois primeiros protótipos do chassi já saíram das linhas de montagem.

A empresa não especificou qual será o investimento para nacionalizar o modelo, mas afirma que o maior aporte é destinado a engenharia. “Apenas 10% do total será aplicado em manufatura. O restante é destinado às horas de engenharia, com equipes do Brasil e da Suécia”, explica pimenta.

O chassi é uma resposta da Volvo às demandas e projetos para reduzir as emissões de poluentes do transporte coletivo. O modelo trabalha com dois motores em paralelo, um a diesel e outro elétrico, e promete redução de até 35% no consumo de combustível e de 80% a 90% nas emissões. 

Fonte: Automotive Business
http://www.automotivebusiness.com.br

Motoristas e passageiros aprovam faixa de ônibus no canal 2


30/11/2011
Um mês após ser criada, a faixa preferencial de ônibus na Av. Bernardino de Campos (canal 2) tem boa aceitação entre motoristas e usuários do transporte coletivo, segundo pesquisa da CET (Companhia de Engenharia de tráfego).

Dos 100 entrevistados, 89% aprovaram a faixa e 11% não. A consulta foi feita entre os dias 28 e 29 de novembro, com 50 motoristas e mesmo número de passageiros de ônibus. Entre os motoristas, 80% foram favoráveis à faixa. A maioria dos passageiros aprovou o corredor (98%).

Desde 31 de outubro, das 17h às 20h, fica proibido o estacionamento em toda a extensão da Av. Bernardino de Campos (sentido Centro/praia). Nos demais horários, os veículos podem ficar estacionados junto ao canal. A faixa prioriza a circulação dos ônibus, mas não restringe a movimentação de outros veículos.

O objetivo é incentivar o uso do transporte coletivo e melhorar a fluidez do trânsito nos horários de pico em uma das principais vias da cidade.

A multa para os motoristas que estacionarem no trecho do corredor durante o período de funcionamento da faixa é de R$ 85,13 (média), com acréscimo de quatro pontos na carteira de habilitação. 



Grupo Mascarello entrega ônibus novos para Stadtbus

MASCARELLO GRAN VIA

Tribuna de Cachoerinha
Cachoeirinha - RS - Brasil
01 a 05/10/2011
CAPA: Primeiros ônibus Stadtbus já chegaram.

Divina Luz RJ 611023


Viação Divina Luz Ltda. - 
RJ 611.023 - 
Neobus Spectrum - 
MB OF-1418
Foto: Felipe Rocha (Riobuss) 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Transurc - Campinas

TRANSURC - CAMPINAS

24 anos


Fundada em 25 de agosto de 1987, a Transurc é Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) que comemorou 24 anos de existência em 25 de agosto de 2011. É uma organização mantida pelas cinco concessionárias que operam o transporte na cidade, a saber: VB Transportes e Turismo, Itajaí Transportes Coletivos, Onicamp Transporte Coletivo, Expresso Campibus e Coletivos Pádova.

Além de representar os interesses das concessionárias junto do Poder Público, participa no dissídio coletivo de seus funcionários. Nossa responsabilidade é operar o sistema de bilhetagem eletrônica, a venda de passes de ônibus e estar na comissão de julgamento de infrações e penalidades.


Nos quase 25 anos, a Transurc tem realizado constantes investimentos em tecnologia, em segurança e no atendimento ao público. Atualmente, a associação é referência nacional e internacional no sistema de bilhetagem eletrônica.

A prestação de serviços é tão essencial à população campineira que muitos imaginam a Transurc como um órgão público. “Acredito que muitos se confundem porque antes. quem vendia passes, era a Prefeitura, por intermédio da Emdec. A Transurc é uma associação da iniciativa privada.

Outra confusão é achar que a associação tem ônibus, mas quem os possui são as empresas associadas”, explica Armando Damaceno, diretor executivo da entidade.

A Transurc começou a comercializar passes de ônibus após a mudança ocorrida no dia 1º de agosto de 1995, por determinação do decreto n. 11.909, de 31/7/95, e da lei n. 8.244, de 1/1/95. A intenção era que o sistema de venda de passes e o sistema de transporte fossem modernizados.

A Transurc então implantou um departamento dedicado ao atendimento de usuários do transporte coletivo na Rua Barata Ribeiro, nº 316, no bairro Guanabara. A sede foi transferida para a Rua 11 de Agosto, nº 757, em julho de 2003.

A Transurc inovou. Os bilhetes de papel foram trocados por cartões magnéticos em novembro de 1997. Em maio de 2006, implantou a integração temporal, mecanismo que permite utilizar três ônibus no período de uma hora e meia, com o pagamento de uma tarifa.

Fonte:  http://www.transurc.com.br/site/index.php/a-transurc/

Argentina produz ônibus híbrido em série



TER, 29 DE NOVEMBRO DE 2011 09:48


Modelo utiliza sistema elaborado pela Eaton
Sistema se reaproveita de energia proveniente das frenagens do veículo.

O primeiro ônibus híbrido em série produzido na América do Sul já está em circulação na Argentina. O veículo foi desenvolvido pela TATSA (Tecnologia Avançada em Transporte S.A.), em parceria, com a Eaton, empresa especializada em equipamentos para gerenciamento de energia.
O modelo que está operando no país portenho é o D12H, que possui sistema híbrido-elétrico, responsável pelo gerenciamento da utilização da tração do motor a diesel e do motor elétrico, reaproveitando a energia resultante das frenagens do veículo. Esta tecnologia, de acordo com a Eaton, permite uma redução no consumo de combustível em quase 30% e em 40% nas emissões de poluentes.
O veículo é movimentado pelo sistema híbrido de ambos os motores elétrico e diesel, sendo que a locomoção utiliza a força gerada pela frenagem, quando essa se esgota, entra em ação a propulsão abastecida pelo combustível fóssil. A motorização elétrica é de 44 kW com transmissão de seis marchas automatizadas e pacote com 4 baterias de Ion-Lithiun.
A escolha da TATSA, uma das maiores operadoras de transporte urbano da Argentina, escolheu pela Eaton devido ao know-how da companhia que já possui mais de três mil veículos em circulação no mundo todo.
Ricardo Dantas, diretor de Vendas e Marketing do Grupo Veículos da fabricante na América do Sul, celebrou o acordo com a companhia argentina. “O sistema Híbrido-Elétrico Eaton não apenas reduz o custo operacional para os frotistas como beneficia também toda a sociedade por meio de menos emissões de poluentes, ar mais limpo e menor ruído”, salientou.
WEBTRANSPO / FOTO: DIVULGAÇÃO

Comil anuncia grande venda para 3 Estados – Campione tem sido o destaque



Posted on  


Ônibus
Comil entrega novos veículos em Minas Gerais, Maranhão e São Paulo
Maioria dos carros é composta por rodoviários, com destaque para o Campione 3.25
Seguindo o mercado brasileiro de ônibus, que registra o melhor ano da história, a Comil, encarroçadora de Erechim, continua em expansão e realizando diversas entregas.

Alguns modelos exigem paciência do frotista pela alta procura. Dependendo do ôlnibus, a espera pode durar meses e para o empresário, muitas vezes pressionado para renovação de frota, não é possível esperar tanto tempo.
O ritmo de produção da Comil tem sido um dos atrativos para a decisão na hora de comprar. Algumas viações relatam que os prazos de entrega da Comil têm sido menores.
A Comil acaba de entregar 99 veículos para três empresas de Minas Gerais, do Maranhão e de São Paulo. A maioria é composta por ônibus rodoviários, com destaque para o Campione 3.25. Entre os diferenciais do modelo, segundo a encarroçadora que surgiu em 1985, estão o amplo espaço interno, planejado para oferecer conforto e segurança aos passageiros de longas distâncias e a agilidade operacional a um baixo custo aos clientes.

O Campione 3.25 foi a escolha da empresa Princesa D’Oeste, de Campinas. A empresa de turismo e fretamento adquiriu 20 veículos para atender novos contratos na cidade, onde atua desde 1970. Segundo o diretor da Princesa, Ari Palomo Del Alamo, o modelo dos veículos e os prazos de entrega foram decisivos na compra.
O diretor da Viação Santa Edwiges, Luis Fernando Paschoalin, de Belo Horizonte, que também adquiriu 20 carros, destaca ainda a qualidade, o design e a durabilidade dos Campione 3.25. Os carros serão usados para transporte de fretamento, principalmente na ligação da Capital com o polo industrial de Betim. A Santa Edwiges transporta mais de 500 mil passageiros por mês e conta com frota de 600 veículos.
Outra empresa mineira a renovar a frota com ônibus da Comil foi a Rouxinol. Desde o início do ano, a empresa, que presta serviço de transporte de pessoas para as principais companhias de Belo Horizonte e da região metropolitana, comprou 24 Campione 3.25. Os últimos dez ônibus recebidos atenderão as cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Nova Lima. A Rouxinol encerra o ano com 15% da sua frota renovada e ampliação de 10% dela.
“Nos nossos 22 anos de atuação, a Rouxinol tem investido sistematicamente na qualidade de seus serviços. Como atendemos grandes clientes, percebemos uma preocupação com o conforto e isolamento acústico, fatores que são atendidos pelos ônibus da Comil”, afirma Julio Cezar Diniz, diretor da Rouxinol.
Dentro da linha de modelos urbanos, foram vendidos 49 ônibus Svelto e Svelto Midi para o Grupo Araújo, que presta serviços de fretamento, locação de automóveis de passeio e transporte urbano no Maranhão. Os carros adquiridos foram modificados para fretamento a pedido da empresa. Desses, 46 atenderão novos contratos de fretamento da empresa C.C. Mendes Furtado, em São Luís, e três vão circular no transporte público intermunicipal da Capital pela Transporte Requinte.
Os modelos Svelto e Svelto Midi têm como grande diferencial o conforto proporcionado aos usuários aliado ao design arrojado e à tecnologia, resultando em um dos melhores custo-benefício. O Svelto é um veículo completo, que proporciona fácil acessibilidade, máxima eficiência, ergonomia aperfeiçoada e baixo custo de manutenção. O Midi, por sua vez, segue os conceitos de leveza e durabilidade.
Fonte: Blogpontodeonibus

Breda - Mapa Linha SBC e Jabaquara

Mapa das Linhas Rodoviárias 
São Bernardo e Jabaquara

Mapas das linhas rodoviárias Osasco e Baixada Santista em:


A ética em primeiro lugar! 

Fotografias de livre circulação, 
desde que conceda ao autor os devidos créditos. 

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

Malhada recebe mais um ônibus escolar

27/11/2011









A Prefeitura do Município de Malhada recebeu na última sexta-feira, 25 de novembro, um ônibus escolar zero quilômetro, de um total de dois ônibus. O  veículo foi adquirido com recursos do Ministério da Educação, através do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A Secretária de Educação, Ionar Montalvão informou que o segundo ônibus já foi faturado, porém, por determinação do prefeito Dezin, o pagamento só é efetuado depois que o veículo passa pela vistoria do Imetro.
Segundo Dezin, o veículo vai oferecer melhores condições de transporte aos estudantes que dependem do transporte público para estudar. “Este ônibus foi projetado para ter uma maior durabilidade e melhor trafegabilidade em vias de difícil acesso, como é o caso do nosso município, que tem uma extensa zona rural com centenas de quilômetros de ramais”, disse o Prefeito.
O ônibus será utilizado exclusivamente para o transporte de estudantes da educação básica dentro do município, substituindo ônibus locados pela prefeitura fazendo o mesmo itinerário. O objetivo é garantir a segurança na qualidade do transporte dos estudantes e contribuir para educação melhor.
Por:Folhadovale.Net

Tatsa produz ônibus híbrido equipado com sistema Eaton

28/11/2011 | 17h21


Fabricado na América do Sul, veículo roda na Argentina 



Redação AB

Já circula na argentina o ônibus híbrido resultado da cooperação entre a Tatsa (Tecnologia Avançada em Transporte S.A.) e a Eaton, fornecedora de sistemas e equipamentos para gerenciamento de energia. O chassi S12H é equipado com um motor a diesel e um elétrico e utiliza tecnologia da fabricante para gerenciar o funcionamento de cada propulsor e recuperar a energia das frenagens. 

A solução promete redução de 30% no consumo de combustível e de 40% nas emissões de poluentes. Quatro baterias de íons de lítio ficam encarregadas de armazenar a energia e um software gerencia o processo. A Eaton destaca que o sistema reduz ainda o custo operacional dos ônibus. 

Fonte: Automotive Business

Ônibus Incendiado na Zona Noroeste de Santos







 Ônibus que foi queimado

Empresa: Viação Piracicabana - Municipal de Santos
Prefixo: 58??
Carroceria: Busscar Urbanuss Pluss
Chassi: Mercedes Benz OF-1418/52
Ano de fabricação: 2008
Fotos acima de João Manoel (Equipe LitoralBus)
Data das fotos: 26/11/2011
Local das fotos: São Vicente/SP (Garagem)

 Imagem de cinegrafista amador

 Data do incidente: 17/11/2011 pela manhã
Ônibus queirmado em protesto contra a morte de um rapaz que foi morto em tiroteiro com policiais, segundo informações da TV Tribuna.


 A Ética em Primeiro Lugar!
Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitada
Os Direitos Autorais Fotograficos de Seus Autores  

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Scania apresenta novidades aos ônibus



SEG, 28 DE NOVEMBRO DE 2011 13:29


Linha 2012 visa economia e mobilidade urbana
Nova Série F é mais potente e econômica

A Scania apresentou a nova linha mundial de motores para ônibus, que são enquadrados nas normatizações Euro 3, 4, 5 e 6. Além disso, a fabricante ainda demonstrou uma nova versão do chassi da Série F para o mercado brasileiro, que possui propulsores adequados às exigências do Proconve P7. Este novo produto é indicado para operações urbanas e rodoviárias de média e curta distância.
Wilson Pereira, gerente executivo, de Vendas de Ônibus da marca, ressaltou que as atribuições da nova versão da série F são ideais para o mercado nacional. “Até por conta dos futuros eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, existe a perspectiva de uma grande demanda por veículos alimentadores. Na verdade os veículos com motorização dianteira ainda representam a grande fatia do transporte urbano de passageiros, respondendo mais de 90% de participação no segmento”, declarou.
A marca passa a oferecer um portfólio com motores de nove a 13 litros, que substituem os oferecidos atualmente de nove, 11 e 12 litros. Os propulsores da Série K terão potência de 240 a 400 cavalos. Já os chassis da Série F, que podem receber carrocerias de 12,6 a 13,2 metros na configuração 4x2, contam com motores dianteiros de nove litros, cinco cilindros e potência de 250 ou 310 cavalos.
Na comparação com os propulsores antigos de nove litros, os novos são 5% mais potentes, 9% mais fortes em relação ao torque e permitem uma economia de até 7%. Outro benefício das mudanças na série F é que, com o avanço do motor em 160 mm, o veículo ganha mais espaço interno para a circulação de passageiros.
Empresa foca nas oportunidades com os investimentos em mobilidade urbana.

Mobilidade Urbana:

De olho em um nicho de mercado que está em efervescência pela a proximidade dos eventos esportivos, a fabricante também apresentou o projeto “Mobilidade Urbana: Soluções Scania”, que tem como o objetivo oferecer a todo o País o portfólio da marca para aplicações em sistemas BRT (Bus Rapid Transit) e BRS (Bus Rapid Services).

A marca tem a perspectiva de conversar com o poder público de diversos municípios para oferecer a solução de transporte 
mais adequada. Este trabalho já rendeu frutos à marca que, recentemente, vendeu 200 unidades do chassi K 230 4x2 para o Grupo Breda, que os utilizará no sistema BRS, a ser implantado no Rio de Janeiro.

Cláudio Senna Frederico, consultor internacional de infraestrutura e planejamento estratégico em trânsito urbano, contratado pela marca, salientou a necessidade de se analisar e projetar as ações. “É importante ressaltar que, para realizar investimentos em infraestrutura na malha de transporte urbano, é preciso ter planejamento, veículos adequados e reorganização operacional, tudo isso visando um serviço mais rápido, eficiente e seguro para passageiros. E com esse novo portfólio de chassi, a Scania oferece soluções mais completas em mobilidade urbana”, explica.
Fonte:
WEBTRANSPO / FOTO: DIVULGAÇÃO

Comil



Conheça o site da Comil Ônibus
http://www.comilonibus.com.br/site/


TT_PAIXAO_INOVAR




Presente nas ruas e estradas de mais de 30 países, a COMIL Ônibus S.A. é uma das principais montadoras de ônibus do Brasil. Possui uma completa linha de veículos que inclui ônibus rodoviários, urbanos, micros e especiais, produzidos através de criteriosos estudos de mercado.
Nestes 25 anos de estrada, a COMIL trabalha para melhorar a vida e o cotidiano das pessoas com transparência, seriedade e muita paixão. E essa é a nossa principal motivação: paixão por fazer, inovar e crescer.

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre a COMIL.





Transporte escolar assegurado: Colíder recebe mais dois ônibus

28/11/2011 às 10:17h:


Angela Fogaça Assessoria




A Secretaria de Educação de Colíder recebeu nesta semana, mais veículos que irão compor a frota do transporte escolar. São um ônibus e um microonibus, adquiridos com recursos do FNDE e município. Agora a frota do transporte escolar soma 15 ônibus novos e duas kombis novas a serviço da comunidade.
 
Nesta segunda-feira, os ônibus foram apresentados para a comunidade em uma carreata.  A secretária Tereza Mangolin lembrou que a atual administração avançou bastante na questão do transporte escolar. Quando ela assumiu a Secretaria de Educação a frota contava apenas com três ônibus em estado médio de conservação e duas Kombis que após dois anos de uso já se encontravam em situação de não circulação.“Estamos mudando o cenário do transporte escolar sem sombra de dúvida” ,ressaltou.
 
Para o secretário adjunto de Transporte, Alencar Pereira, é uma satisfação ver atualmente os alunos contando com transporte de qualidade. “Uma frota nova dá mais conforto para as crianças e exige menos manutenção. Hoje estamos com as estradas em boas condições, não temos atoleiro como existia no passado e esses novos ônibus ajudam muito”, disse ele.

Fonte: SECOM- Colider - Enviado por: SECOM COLIDER - Creitos das Fotos: SECOM-colider
Reportagens News