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sábado, 23 de abril de 2011

Advisul conhece novos ônibus de Criciúma

Terça-feira, 19 de abril de 2011


Advisul conhece novos ônibus de Criciúma

A Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) apresentou hoje os novos ônibus troncais e alimentadores do Sistema de Transporte Coletivo de Criciúma para a Associação dos Deficientes Visuais do Sul (Advisul).

A nova frota que conta com 19 novos amarelinhos (troncais), três alimentadores (branquinhos) e dois mineirinhos apresenta algumas mudanças que foram repassadas aos deficientes.

Os assentos reservados aos deficientes possuem cor diferenciada. Os balaustres (pega-mão) dos assentos reservados possuem uma textura diferenciada, ou seja, corrugada para que assim o deficiente possa sentir e identificar o assento.

Além disso, possui interruptor de solicitação de parada audiovisual e piso antiderrapante para maior segurança, bem como câmeras de monitoramento.
Outra novidade dos amarelinhos é o espaço reservado aos cadeirantes e ao cão-guia que orienta os cegos.

Na oportunidade todos os deficientes presentes foram orientados e treinados a utilizar os elevadores dos ônibus das linhas alimentadoras. “Agradecemos imensamente por essa preocupação das empresas de ônibus em nos mostrar os novos ônibus”, comentou o presidente da Advisul, Valentim Nesi. A Advisul possui 149 associados e cerca de 20 deficientes utilizam constantemente o transporte coletivo.

A nova frota de ônibus de Criciúma será apresentada na próxima semana, no Parque das Nações, no bairro Próspera

Curitiba-Passageiros aprovam Ligeirão azul e destacam rapidez e segurança

20/04/11
Transporte



Foto: PMC

A pontualidade, rapidez e o conforto dos Ligeirões agradaram os usuários do sistema de transporte público de Curitiba nos primeiros dias de uso dos novos biarticulados na linha Expresso Boqueirão. “Os ônibus, além de maiores, são rápidos e chegam ao meu destino em 20 minutos”, disse a dona de casa Zenilda de Jesus Martins que fez sua primeira viagem no Ligeirão nesta terça-feira.

O novo ônibus usou o tempo notado por Zenilda nos 10 quilômetros entre o Terminal do Boqueirão e a Praça Carlos Gomes – centro de Curitiba. Zenilda usa ônibus até quatro vezes por dia e fez questão de usar o novo ônibus. “Eu tenho duas amigas que não usam ônibus, mas já pegaram os filhos para viajar no Ligeirão”, disse.

Conforto - O diretor de Transporte da Urbs, Lubomir Ficinski, adianta que o tempo de viagem dos biarticulados, com parada em todos os tubos, é de 30 minutos, e os novos Ligeirões com viagem de 20 minutos, atendem as “expectativas de quem precisa se deslocar com conforto e rapidez”, diz. Os ligeirões têm apenas quatro paradas: terminais Carmo e Hauer e nas estações-tubo do TRE e da UTFPR.

A pedagoga Natalie Shimada, que diariamente se desloca no eixo, também gostou da novidade. “Jamais andei em um ônibus com tanto conforto, de cores claras, e que é o maior do mundo, mas desde já sou passageira cativa”, disse.

Surpresa – A primeira viagem a bordo do novo ônibus surpreendeu o motorista José Bueno Ribeiro, que duas vezes por semana visita a filha, que mora no Boqueirão. “Durante 20 anos, dirigi ônibus urbanos, acompanhei o desenvolvimento dos carros, mas estou surpreso com o conforto e a tecnologia, além do uso da eletrônica dos motores, o que facilita bastante o manuseio com os ônibus atualmente fabricados”, relata.

A rapidez também foi notada por Miriam Hilczysge, comerciária que trabalha no centro e estuda, à noite, no Boqueirão. Miriam disse que a frota de biarticulados com 28 metros soluciona o problema dos constantes horários superlotados. “Ideias e propostas neste sentindo deve ser estendida em todo sistema de transporte coletivo”, sugere.

Segurança - “A nova cor azul chama a atenção, é bonita, e mesmo nas horas de maior movimento, quando mais pessoas usam ônibus, o atendimento continua bom. Isto porque a freqüência entre um e outro coletivo não é maior que cinco minutos, o que mostra o bom funcionamento da linha”, diz a dona de casa Glaci Ananias Gonçalves, que faz até quatro deslocamentos diários, em companhia da sobrinha Luana e da neta Rafaela, de dois anos.

Glaci chamou a atenção para o detalhe do embarque do carrinho de Rafaela, feito em nível, sem necessidade de uso de degraus. “O carrinho fica na área destinada aos deficientes físicos, mas muda de lugar se um deles ocupa o espaço, mas é importante lembrar que os motoristas redobram os cuidados no caso desses embarques, o que é uma tranquilidade para quem conta com ônibus cada vez mais seguros e confortáveis”, destacou.


Fonte: URB
http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/noticias/index.php?cod=1358&PHPSESSID=356eaf75ead19c31b9f2286bb36037bd

Prefeitura de Cubatão arca com custo de R$ 0,75 por passageiro de ônibus

Quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mais caro da região


Thiago Macedo


Créditos: Raimundo Rosa

Anunciado pela administração petista como o “melhor sistema de transporte público da Baixada Santista” e uma das principais bandeiras dos primeiros anos do governo Marcia Rosa, o transporte coletivo de Cubatão agora é também o mais caro da região, com um dos maiores custos do Estado.

Em março, a Prefeitura anunciou que a tarifa do ônibus municipal passaria de R$ 2,00 para R$ 2,50 e divulgou que pagará mais R$ 0,75 para cada passageiro que circular nos coletivos da Cidade, que é explorado pela empresa TransLíder. Resumindo, o preço da viagem no transporte de Cubatão agora é de R$ 3,25.

Segundo estudos da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), em média, 500 mil passageiros são transportados mensalmente pelos 64 ônibus que rodam nas linhas municipais. O que significa, em uma conta rápida, que a Prefeitura repassará à empresa concessionária cerca de R$ 375 mil ao mês ou R$ 4,5 milhões ao ano.

Os valores serão pagos à TransLíder diretamente pela Administração (na catraca, o preço continua R$ 2,50), mas isso não quer dizer que esse dinheiro não pesará no bolso do contribuinte cubatense, pois ele sairá do erário público.

A justificativa do governo é que o subsídio foi criado para garantir a rentabilidade do serviço de transporte coletivo e leva em conta as melhorias feitas pela empresa atual: “veículos novos; aumento de linhas; viagens; itinerários; novos bairros atendidos; integração da passagem; e principalmente, a manutenção dos cobradores”, diz a nota enviada pela assessoria.

Porém, ao anunciar o primeiro reajuste de 25% na tarifa, o superintendente da CMT, Marco Fernando da Cruz, argumentou que ele foi baseado em um estudo realizado por uma consultoria contratada pela companhia. “Uma empresa auditora foi contratada para analisar o pedido de reajuste apresentado pela TransLíder e esse estudo constatou que o valor da passagem, para não causar prejuízo à empresa, seria de R$ 2,68. Mas conseguimos negociar e deixar o preço em R$ 2,50”, explicou, no final de fevereiro deste ano.

Naquela ocasião, em nenhum momento foi mencionado a necessidade do Município subsidiar a passagem. Se considerado o aumento de R$ 0,50 repassado ao munícipe, mais os R$ 0,75 por passagem que serão pagos pela Prefeitura, a tarifa do transporte público deu um salto de 62%, pulando dos R$ 2,00 para R$ 3,25.

A Prefeitura, porém, alega que, após o reajuste inicial, “estava prevista a realização de um novo estudo para analisar o equilibrio financeiro do contrato” e argumentou que isso só era possível “após a definição do novo valor da tarifa”. Ainda conforme a Administração, o segundo estudo apontou que a “defasagem na tarifa continuava e era agravada pela redução significativa do número de passageiros transportados com relação ao previsto no edital (uma queda de 790.500 para 501.238 mil)”. Porém, não explicou os motivos que causaram uma diferença queda de quase 300 mil passageiros no número que consta no edital e o que foi identificado pela consultoria.

Quando ocorreu o primeiro reajuste, o valor da passagem do transporte alternativo também aumentou de R$ 1,90 para R$ 2,40. Na ocasião, os perueiros brigaram por um reajuste menor, alegando que parte da população é formada por famílias de baixa renda. Ao tomarem conhecimento do subsídio que será dado à TransLíder, eles ficaram surpresos.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos

Praia Grande-Ônibus adaptado para deficientes é entregue em Praia Grande

Quarta-feira, 20 de abril de 2011

Transporte escolar


De A Tribuna On-line



A frota de veículos para atendimento de alunos e profissionais da educação de Praia Grande ganhou reforço. Na última segunda-feira, a Prefeitura entregou um novo ônibus adaptado para atendimento de pessoas com deficiências, além de quatro veículos de passeio para atendimento à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

A entrega dos novos carros aconteceu durante a inauguração do Viaduto Dr. Roberto Andraus (sob a Via Expressa Sul), entre os bairros Ocian e Anhanguera.

O ônibus conta com elevador para cadeirantes, quatro áreas reservadas para deficientes visuais com ou sem cão de guarda, quatro assentos reservados à pessoas obesas, gestantes, idosos ou pessoas com bebês de colo, além de 36 assentos com cintos de segurança abdominais. O veículo ainda conta com piso antiderrapante em alumínio e vidros fumê.

Com as novas aquisições, a frota da Seduc passa a ter 10 ônibus, sendo (sendo 5 adaptados), 7 microônibus e 4 vans, além dos caminhões (que fazem a entrega de merendas e equipamentos nas escolas), e das peruas ou carros de passeio.

Atendimento

Diariamente, os ônibus da Seduc transportam cerca de 280 alunos deficientes, de suas casas para a escola e vice-versa, sendo 37 cadeirantes. Outros 360 estudantes da Complementação Educacional são levados, todos os dias, das escolas para os pólos de atividades culturais ou esportivas.

Os veículos da Seduc também transportam, semanalmente, mais de 200 crianças das unidades escolares para o Porto do Saber, onde desfrutam da biblioteca municipal e outros espaços. Isso sem contar os alunos da Educação Ambiental, que se deslocam para áreas de preservação ambiental, e os integrantes do programa SuperEscola, que são levados para campeonatos em várias cidades.

Além disso, alunos de Ensino Fundamental ou Educação Infantil participam constantemente de passeios educativos. Tudo isso somado resulta em mais de 25 mil atendimentos por mês.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos

Praia Grande-Linha 12CO passa por alteração no itinerário

Notícia do dia 18/4/2011
Por Jaqueline Marcos, MTB: 52.981
Mudança será realizada após inauguração do Viaduto Dr Roberto Andraus
Edmilson Lelo
Mudança será realizada após inauguração do Viaduto
A linha de ônibus municipal 12CO passará por alteração no itinerário, na segunda-feira (18), em decorrência da inauguração do Viaduto Dr Roberto Andraus (Vd6), que ligará os Bairros Ocian e Anhanguera. A mudança será realizada na altura dos bairros Anhanguera e Quietude, somente no trajeto Tatico/Tude Bastos. Segundo a Secretaria de Trânsito e Transporte de Praia Grande (Setransp), as alterações terão caráter permanente.

Segundo o chefe do Departamento de Transportes da Setransp, Claudenir de Barros Carneiro, o novo trecho trará benefícios à população. “Além de gerar uma redução de alguns minutos na viagem dos passageiros, o trecho passará pelo centro comercial do Anhanguera, beneficiando moradores e comerciantes do local”, explicou.

O novo itinerário da linha 12 CO será realizada a partir da Avenida Dom Pedro II, no Ocian, e segue o seguinte trajeto: sob Viaduto Dr Roberto Andraus, Rua Projetada, Rua Aurino Pereira Barbosa, Rua Manoel Pereira Azóia, Rua Francisco Conrado dos Santos, Rua B, Rua Milton Daniels, seguindo seu itinerário normal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Praia Grande

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Santos-Passageiros de ônibus aprovam Corredor da Conselheiro Nébias

PASSAGEIROS DE ÔNIBUS
APROVAM CORREDOR DA
CONSELHEIRO NÉBIAS

A faixa preferencial da Avenida Conselheiro Nébias foi aprovada pelos passageiros de ônibus. Implantada no sentido Centro/Praia, entre 17hs e 20hs, a medida reduziu em até 23% o tempo de percurso dos ônibus na abrangência da faixa. As medições demonstraram que as linhas municipais, diminuíram em três minutos o tempo percorrido entre as Ruas Borges e Minas Gerais – de 13 para 10 minutos. As observações mostraram que motoristas entenderam a importância e apoiam a iniciativa, uma vez que o uso da faixa preferencial pelos demais veículos foi mínima.



A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Curitiba inaugura expresso boqueirão

SEG, 18 DE ABRIL DE 2011

Nessa linha, vai circular novo modelo gigante

Prefeito anunciou extensão do sistema

O sistema de transporte coletivo de Curitiba (PR) ganhou na última semana o chamado “Expresso Boqueirão”, que oferecerá aos passageiros locais um lote de dez ônibus de 28 metros de extensão biarticulado. Os ônibus transportarão 250 pessoas no trajeto Terminal Boqueirão à praça Carlos Gomes.


Na ocasião, Luciano Ducci, prefeito da cidade, anunciou que o projeto será levado para o eixo Norte-Sul. "O Ligeirão Boqueirão ganhou muita qualidade com este novo ônibus. Vamos levar o benefício do Ligeirão também para o Eixo Norte-Sul, inicialmente do Santa Cândida à Praça do Japão", disse o prefeito.

A entrada em operação dos novos ônibus biarticulados, segundo informações da prefeitura, vai ampliar em 45% a oferta de lugares na linha Ligeirão. Outro diferencial é que os biarticulados vão operar com biocombustível a 100%. Até aqui, seis ônibus da Linha Pinheirinho-Carlos Gomes (Linha Verde) circulam com bio 100. Este número passará agora para 24 ônibus e, até o fim de 2012, para 140 ônibus.

Velocidade

Para Luiz Filla, gestor de operação de transporte urbano, os novos modelos trafegarão ao longo da pista exclusiva da avenida Marechal Floriano, até o Boqueirão, a uma velocidade média de 28 quilômetros por hora.

“Essa velocidade garante ao passageiro chegar mais rapidamente ao destino, se comparada a viagem no expresso com paradas em todos os pontos, porque o usuário é o grande ganhador, resultado da transposição, que permite viagens quase sem paradas, e o desalinhamento das estações”, explica.


Fonte: WEBTRANSPO - FOTO: DIVULGAÇÃO

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/22135-curitiba-inaugura-expresso-boqueirao

PROGRAMA VOLARE OKEI ESTENDE GARANTIA PARA MINIÔNIBUS USADOS

Programa inédito oferece veículos usados da marca com qualidade certificada e estimula a venda de zero quilômetro

Caxias do Sul (RS), 30 de março de 2011 - Fruto da parceria formada entre a Volare, fabricante de miniônibus e os seus representantes em todo o País, foi criado o Programa Volare OKEI, para comercialização de veículos seminovos e usados, com garantia estendida suportada pela rede Volare de até um ano frente os três meses de garantia legal praticados pelo mercado.

Segundo Mateus Ritzel, gerente comercial da Volare, com o novo programa os clientes terão as vantagens de adquirir veículos seminovos e usados revisados, certificados e com garantia estendida. “O objetivo é agregar valor ao produto que o cliente comprar, usado ou novo. Na aquisição de um miniônibus Volare zero quilômetro, poderá oferecer o veículo usado que possui como parte do pagamento, obtendo pelo seu usado um valor de recompra diferenciado do praticado pelo mercado, participar de programas de fidelização em peças e serviços e terá a tranquilidade de contar com até um ano de garantia e documentação certificada. O programa conta com a parceria da Linces (vistoria e inspeção veicular), empresa com sede em São Paulo e filiais em todo o Brasil”, explica o executivo.

Os veículos usados recebidos são submetidos a criteriosos métodos de avaliação, reforma e vistoria documental, realizados por profissionais habilitados. O processo inclui padronização de revisões mecânicas (motor, caixa de câmbio, diferencial e itens de desgaste natural), carroceria (estofamentos, piso, pintura e parte elétrica) e documental (consulta de multas, colisões, revisões mecânicas, transferências e financiamentos).

Passadas todas essas etapas, o veículo recebe um selo de garantia OKEI e pode ser comercializado em todo o País, nos pontos de venda Volare. O cliente tem acesso aos modelos disponíveis no estoque do programa através do endereço eletrônico www.volareokei.com.br .

Duas diferentes categorias

O programa Volare Okei classifica os veículos em duas categorias: Premium e Classic. Na categoria Premium, que prevê garantia de um ano para itens como trem de força (motor, caixa de câmbio e diferencial) e carroceria, estão os Volare com até cinco anos de uso, dos segmentos escolar, CFC, fretamento e turismo. Na categoria Classic, a garantia é de três meses, inclui motor, caixa de câmbio e diferencial, sendo certificados todos os miniônibus Volare, independentemente do modelo e segmento, com até oito anos de uso.

Ilustração: Planet House


Fonte: Volare

http://www.marcopolo.com.br/website/volare_pt/content/marcopolo/noticias/index.php?cdNoticia=1018

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mercado de ônibus em alta


Daimler Buses deverá produzir por mais de 40.000 ônibus em 2011

A indústria de ônibus manteve seu ritmo de crescimento no mercado global, alinha do a recuperação econômica mundial em 2010. No período, o segmento apresentou alta na produção de 17% sobre 2009, com aproximadamente 305.000 unidades. O volume foi muito superior em relação às expectativas prévias de apenas 4% de crescimento.
Somente a Daimler Buses respondeu por 39.118 unidades de chassis de ônibus fabricados em 2010, que equivale a um crescimento de 20% em relação as 32.482 unidades registradas em 2009. O volume é muito próximo ao recorde de 2008. As vendas geraram receita de € 4,6 bilhões para a Daimler Buses em 2010 e seu EBIT passou para € 215 milhões, ante € 183 milhões gerados no ano anterior.
“A Daimler Buses apresentou, novamente, o melhor desempenho mundial no mercados de ônibus. Fomos capazes de crescer mais rapidamente do que o mercado como um todo e este crescimento superou nossas previsões”, confirma Hartmut Schick, diretor da Daimler Buses. Para 2011, a companhia projeta um modesto crescimento de 6% no segmento de transporte de passageiros.
Para este ano, a Mercedes-Benz – empresa da Daimler AG – promoverá o lançamento dos novos modelos do urbano Citaro e da MB Sprinter no mercado europeu. No final do ano passado, a Daimler apresentou ao mercado norte-americano o modelo rodoviário TopClass Setra S 417 e o urbano Orion VII EPA10.
Para o mercado brasileiro, a Daimler Buses projeta um crescimento sustentado por, pelo menos, até 2016, impulsionado principalmente pelas demandas da Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. "Nos próximos anos, o potencial dos sistemas BRT é muito promissor no Brasil. Nós acreditamos que a Copa do Mundo e as Olimpíadas têm potencial para impulsionar as vendas de ônibus para cerca de 5.000 unidades”, projeta Schick. Para tanto, a companhia também projeta investimentos para o aumento da capacidade produtiva das plantas da América Latina.
Em 2020, um em cada cinco ônibus com peso bruto superior a oito toneladas vendidos na Índia será da BharatBenz, montadora recém criada para atender as características específicas daquele mercado.
“Nós esperamos que o mercado mundial de ônibus aumente sua produção para aproximadamente 310.000 unidades neste ano. Sendo assim, deveremos ultrapassar a importante marca de 40.000 unidades vendidas (pela Daimler Buses) em 2011”, conclui Schick.

Fonte: Transpoonline
MilBus

Superbus


Ônibus elétrico que chega a 250 km/h é levado para Dubai

O ônibus elétrico, atinge velocidade máxima de 250 km/h, deixou a Holanda e iniciou sua viagem nesta quarta-feira até Dubai, onde será exposto em um congresso da Associação Internacional de Transporte Público. O congresso ocorre entre os dias 10 e 14 de abril.

Na segunda-feira, o "Superbus", como é chamado originalmente, fez voltas de testes no aeroporto Valkenburg de Katwijk, na Holanda. O veículo, que pode carregar até 23 pessoas, foi criado pelo astronauta Wubbo Ockels.


Fonte: Bussmania
MilBus

Santos-Adesão ao corredor preferencial de ônibus na Avenida Conselheiro Nébias surpreende até CET

Quarta-feira, 13 de abril de 2011

Avenida Conselheiro Nébias


Da Redação



“Surpreendente”. É dessa forma que o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Rogério Crantschaninov, define a adesão ao corredor preferencial de ônibus na Avenida Conselheiro Nébias. Entre segunda e terça-feira, apenas dois motoristas foram multados por estacionar irregularmente e um veículo foi guinchado.

O corredor está em vigor desde a semana passada. De segunda a sexta-feira, das 17 às 20 horas, é proibido parar automóveis no sentido Centro-Praia, no trecho entre as ruas Borges e Minas Gerais. A CET passou a autuar na segunda-feira.
“O resultado mostra a maturidade da população quanto à mobilidade urbana. É importante cada um fazer a sua parte”, afirma Crantschaninov.

Medições que comprovem melhora na fluidez do trânsito ainda serão feitas. É necessário fazer avaliações em diversos dias, em condições de tempo diferentes, para se tirar uma média.

Segundo Crantschaninov, outros fatores contribuiram para a melhoria na fluidez do tráfego da Avenida Conselheiro Nébias, como a poda de árvores, a revisão dos tempos semafóricos e a redistribuição dos pontos de ônibus.

A ampliação do corredor preferencial de ônibus e o aumento da frota das linhas de coletivos que passam pela Conselheiro só devem ocorrer se for constatada a necessidade.

Opiniões
Taxista há 30 anos, Manoel Augusto Neto já sentiu diferença na fluidez da Avenida Conselheiro Nébias, onde faz ponto em frente a um supermercado. “O motorista de Santos é péssimo e abusado. Desrespeita as regras, para em fila dupla. Tem que mexer no bolso”, acredita.

Embora os passageiros ainda não tenham comentado, o motorista de ônibus Luiz Carlos da Silva, da linha 155, já notou diferença. “O trânsito está fluindo melhor, está mais rápido. Os ônibus estão chegando no horário”, garante.

O taxista Wilson de Oliveira Lopes é otimista. “Se (o corredor) funcionar, é melhor para nós. Amplia o nosso campo de trabalho (aumentando o número de corridas)”.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos


Problema em reparos de poste paralisa trólebus e linha do bonde em Santos

Quinta-feira, 14 de abril de 2011

Trânsito em Santos


De A Tribuna On-line



Uma pane elétrica em um poste da Rua Amador Bueno com a Frei Gaspar, no Centro de Santos, fez com que a circulação do trólebus e da linha do bonde fossem suspensas na manhã desta quinta-feira, informou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Segundo ainda companhia, serão colocados mais ônibus movidos a diesel para atender a demanda dessa linha.

De acordo ainda com a CET, o poste que apresentou problema foi o mesmo atingido por acidente entre carro e ônibus, no último final de semana. A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) faz reparos no local, por isso a energia precisou ser desligada neste trecho. Ainda não há previsão para a conclusão dos trabalhos.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos


terça-feira, 12 de abril de 2011

Goiânia-Metrobus comprará 90 ônibus

terça-feira, 12 de abril de 2011, 03:03

A no­va di­re­ção da Me­tro­bus, jun­ta­men­te com o go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, as­si­nou a re­no­va­ção da con­ces­são de pres­ta­ção de ser­vi­ços de tran­spor­te co­le­ti­vo ur­ba­no na li­nha Ei­xo Anhan­gue­ra por mais 20 anos, jun­to à Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia. Um pro­je­to de ex­ten­são do Ei­xo Anhan­gue­ra, em con­jun­to com a Se­cre­ta­ria de De­sen­vol­vi­men­to da Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na de Go­i­â­nia, pre­vê a che­ga­da do Ei­xo até o Con­jun­to Ve­ra Cruz (na di­re­ção oes­te, sen­ti­do Trin­da­de), até a Vi­la Mu­ti­rão (no­ro­es­te, sen­ti­do Go­i­a­ni­ra) e Jar­dim das Oli­vei­ras (les­te, sen­ti­do Se­na­dor Ca­ne­do). Além dis­so, foi ela­bo­ra­do um Edi­tal de Li­ci­ta­ção pa­ra a aqui­si­ção de 90 ôni­bus ar­ti­cu­la­dos com ca­pa­ci­da­de mé­dia de até 165 pas­sa­gei­ros, no va­lor de R$ 81 mi­lhões.

Com a re­no­va­ção da fro­ta, a Me­tro­bus tam­bém vai pro­mo­ver a re­for­ma dos cin­co ter­mi­nais, das 19 pla­ta­for­mas e da pis­ta do Ei­xo Anhan­gue­ra. Fo­ram re­a­li­za­das tam­bém li­ci­ta­ções pa­ra a aqui­si­ção de pe­ças e ma­te­ri­ais pa­ra a ma­nu­ten­ção da fro­ta. A no­va di­re­ção tam­bém re­sol­veu um gra­ve pro­ble­ma, re­du­ziu a quan­ti­da­de mé­dia di­á­ria de ve­í­cu­los pa­ra­dos na ofi­ci­na, que eram de 42/dia pa­ra 25/dia. Ou­tra im­por­tan­te re­a­li­za­ção foi o au­men­to de 5% no to­tal de vi­a­gens re­a­li­za­das, pas­san­do de 86% do to­tal de vi­a­gens pre­vis­tas em de­zem­bro de 2010 pa­ra 91% em mar­ço de 2011.

Vá­ri­as ou­tras ações tam­bém fo­ram re­a­li­za­das pe­la no­va di­re­ção da Me­tro­bus nes­tes úl­ti­mos 90 di­as. En­tre es­tas ações es­tá a pre­pa­ra­ção de edi­tais pa­ra a aqui­si­ção de óleo di­es­el pa­ra a fro­ta ope­ra­ci­o­nal; pa­ra a con­tra­ta­ção de em­pre­sa pa­ra pres­ta­ção de ser­vi­ços de ma­nu­ten­ção da fro­ta de apoio da em­pre­sa; e pa­ra a con­tra­ta­ção de ser­vi­ços de lim­pe­za e con­ser­va­ção da se­de Ope­ra­ci­o­nal e Ad­mi­nis­tra­ti­va, Ter­mi­nais de In­te­gra­ção e Es­ta­ções de Em­bar­que/De­sem­bar­que de pas­sa­gei­ros do Ei­xo Anhan­gue­ra. Ain­da fo­ram re­a­li­za­das me­lho­ri­as da lim­pe­za dos ter­mi­nais e re­pa­ros na co­ber­tu­ra do ter­mi­nal da Pra­ça da Bí­blia

Fonte: O Hoje

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Pindamonhangaba passa a contar com 100% frota do transporte público com acessibilidade

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Pindamonhangaba passa a contar com 100% frota do transporte público com acessibilidade para pessoas com deficiência. A apresentação de 30 novos ônibus aconteceu hoje (12), no pátio da Prefeitura de Pindamonhangaba. Leia mais
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