Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Transnorte comemora 40 anos comprando novos ônibus Volvo




3/8/2011

Ao completar 40 anos de atividades em 2011, a Transnorte, de Montes Claros, Minas Gerais, renova sua frota com 20 novos ônibus Volvo, sendo 14 B380R 6x2 e seis B380R 4x2. A empresa, que possui frota de aproximadamente 160 veículos, atua no transporte rodoviário de passageiros intermunicipal, interestadual e de fretamento turístico.

“A Transnorte é uma empresa que se orgulha de manter um padrão elevado de segurança e conforto para os passageiros”, afirma Humberto Sapori, diretor administrativo e operacional , ao justificar sua opção pelos novos ônibus, que são equipados com ESP (Estability System Program). O ESP, em português Sistema Eletrônico de Estabilidade, é um avançado dispositivo desenvolvido pela Volvo para reduzir o número de acidentes em curvas acentuadas e estradas escorregadias. O ESP é um avançado sistema de segurança com sensores que monitoram a aceleração lateral do veículo e quando necessário, atuam no freio para evitar capotamento.

Com 750 funcionários, a Transnorte mantém mais de 100 horários de ônibus por dia ligando 74 cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Transporta aproximadamente 2,5 milhões de passageiros com os ônibus que rodam cerca de 15 milhões de quilômetros por ano. A empresa também tem um braço voltado para o transporte de cargas, a Transnorte Cargas, que utiliza veículos da marca Volvo, como os caminhões da linha F.

Segurança

“A Transnorte é uma empresa que se orgulha manter um padrão elevado de segurança e conforto para os passageiros”, afirma Sapori . A distância entre os assentos, em seus ônibus, por exemplo, é ligeiramente maior do que a média nacional. A empresa investe cerca de R$ 2,5 milhões por ano em programas permanentes de capacitação, segurança e manutenção de veículos.

Além da inspeção diária em todos os ônibus após cada viagem, ao atingirem 12,5 mil quilômetros percorridos, os veículos passam por uma rigorosa verificação de segurança em que são aferidos e avaliados cerca de 1 mil itens de segurança e funcionamento nos sistemas elétricos, suspensão, motor, transmissão, freios, lubrificação e carroceria.

A empresa que, ao completar 40 anos, consolida sua importância como vetor de desenvolvimento para o Norte de Minas, prepara sua estrutura e sua equipe com investimentos crescentes em capacitação e tecnologia para alçar voos mais altos.

Desempenho

“O B380R é um veículo que se destaca em seu segmento por seu excelente desempenho com elevado nível de conforto e segurança para motorista e passageiros”, observa o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta. É equipado com o moderno e eficiente sistema de frenagem VEB (Volvo Engine Brake), que garante segurança e confiabilidade durante as viagens, além de diminuir os gastos com manutenção do sistema de freios e contribuir com a economia de combustível.

“O chassi foi desenvolvido para aplicações rodoviárias e de turismo de médias e longas distâncias, e conta com a avançada BEA (Bus Electronic Architeture), a tecnologia embarcada exclusiva dos ônibus Volvo que reúne recursos de segurança e desempenho”, explica Pimenta.

Durante as viagens, o motorista pode monitorar as principais funções do veículo pelo computador de bordo. Em caso de eventual irregularidade, ele é avisado por meio de um display no painel que repassa informações detectadas nos sensores do ônibus. Também possui painel de instrumentos de fácil visualização, volante com regulagens de altura e ângulo, e uma alavanca de câmbio que acompanha o movimento de ajuste do assento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário