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quinta-feira, 7 de abril de 2011

Viação Piracicabana vai implantar novo sistema eletrônico nas linhas intermunicipais

Quinta-feira, 7 de abril de 2011

Transporte

De A Tribuna On-line



A partir de segunda-feira, a Viação Piracicabana, permissionária da EMTU/SP que opera o transporte intermunicipal na Baixada Santista, iniciará a atualização do sistema de bilhetagem eletrônica dos ônibus que operam nas 48 linhas metropolitanas da empresa. A implantação será gradativa e deverá estar concluída em 60 dias.

Segundo a empresa, um novo módulo, mais moderno, será instalado nos coletivos e permitirá que seja feita a recarga a bordo, ou seja, os usuários de vale transporte poderão recarregar o cartão no próprio veículo e a catraca será liberada em seguida.

O sistema também permitirá a utilização de novos cartões múltiplos, com tecnologia smart card, que substituirão os bilhetes. Serão três modalidades, com créditos correspondentes a 2, 4 e 10 passagens. Na última utilização, serão recolhidos pelo validador.

Esses cartões servirão apenas nas linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP e operadas pela Viação Piracicabana, e podem ser adquiridos com os vendedores de passagens nos pontos de ônibus ou em dois postos autorizados: Terminal Rodoviário Tude Bastos (av. dos Trabalhadores, s/nº) e Terminal Rodoviário Tático (rua Valter José Alves, 200).

Mais segurança

De acordo ainda com a Viação Piracicabana, outra mudança que proporcionará mais segurança a motoristas e usuários das linhas intermunicipais será a instalação de GPS e teclado nos ônibus. O sistema permitirá o monitoramento em tempo real das linhas via satélite (GPS) e uma comunicação entre o motorista e o Centro de Controle Operacional (CCO), que terá o registro da posição (coordenadas geográficas) ao longo do percurso, o monitoramento de funções do veículo e transmissão de dados, além do controle da freqüência das linhas e horários.

O teclado digital no interior dos veículos permite que o motorista atualize informações essenciais como situação do trânsito, mudança de trajeto, acidentes e outras informações capazes de melhorar a fluidez dos ônibus nas vias. Em casos de assaltos, o botão de pânico (alerta de emergência) é acionado manualmente por meio do teclado e a informação é transmitida à Central de Controle, agilizando a ação dos funcionários.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos

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