Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Curitiba-Câmara de Vereadores destaca novos biarticulados Ligeirão


05/04/2011
principal
  • miniatura
  • miniatura

A Câmara de Vereadores de Curitiba cumprimentou o prefeito Luciano Ducci pelos 24 novos ônibus biarticulados, agora na cor azul, que vão atender os usuários dos bairros do grande Boqueirão. “Os novos ônibus têm tecnologia de ponta, 100% biocombustível, com mais conforto, mais rápidos, com uma agradável cor azul, 28 metros de comprimento, já são sucesso na mídia nacional”, disse o vereador Francisco Garcez, autor do requerimento aprovado na Câmara.

Garcez, que tem diversas ações direcionadas ao Hauer, Boqueirão, Alto Boqueirão e bairros adjacentes, também destaca a nova cor dos biarticulados. “Quando do lançamento dos primeiros ligeirões, a comunidade nos procurou para que intercedêssemos junto à prefeitura para que a tradicional cor vermelha fosse alterada para melhorar a identificação por parte dos usuários”, disse.

“Atendendo a reivindicação, fizemos requerimento e encaminhamos ao prefeito, que agora nos dá a resposta nos apresentando estes belíssimos ônibus na cor azul”, completou o vereador.

Mais rápido - Garcez informa ainda que o novo biarticulado azul apresentado à população pelo prefeito faz parte da nova frota do sistema Ligeirão que transporta 53 mil passageiros/dia. Com capacidade para 250 passageiros, movidos exclusivamente a biocombustível, os veículos vão substituir os articulados com capacidade para 170 passageiros que fazem as linhas do Ligeirão Pinheirinho-Carlos Gomes e Boqueirão. A frota de biarticulados azuis representa aumento de 45% na capacidade nestas duas linhas.

“No sistema Ligeirão o ônibus faz menor número de paradas e conta com tecnologia que permite a abertura dos semáforos que lhe garante prioridade no cruzamento. Sensores avisam o semáforo da passagem do ônibus dentro de determinado tempo de forma a que, ao chegar ao cruzamento, o sinal esteja aberto para o transporte. Testado desde o ano passado, o sistema mostrou-se eficaz e totalmente seguro para o trânsito”, diz o vereador.

A viagem entre o terminal Boqueirão e a Praça Carlos Gomes, numa distância de 20,5 quilômetros, é feita em 20 minutos, 15 minutos a menos do que pelo Expresso. Enquanto o Expresso faz 19 paradas, o Ligeirão faz apenas cinco.

O Ligeirão Boqueirão, com frota de dez ônibus articulados, passará a contar com dez biarticulados. O intervalo entre um ônibus e outro, no horário de pico, é de cinco minutos. A linha atende, por dia útil, 25 mil passageiros. As paradas desta linha são nos terminais Boqueirão, Carmo e Hauer, e nas estações Cefet e Praça Carlos Gomes.


Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/camara-de-vereadores-destaca-novos-biarticulados-ligeirao/22433

Nenhum comentário:

Postar um comentário