Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 5 de março de 2011

Símbolo da tragédia de 2009, Brasil de Pelotas ganha novo ônibus

05/03/2011

Associação Cresce, Xavante! realiza diversos projetos com a ajuda de torcedores para melhorar o clube

Os jogadores Claudio Milar e Régis Gouveia e o treinador de goleiros Giovani Guimarães fazem parte da história do Brasil de Pelotas. Em 2009, o ônibus que levava a delegação do time de volta a Pelotas despencou de um barranco em Canguçu, levando os três à morte.

No último sábado, antes da estreia da equipe na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho, algo que já trouxe muita tristeza para os torcedores foi motivo de muita alegria a eles: graças à Associação Cresce, Xavante!, a delegação do Brasil de Pelotas recebeu um novo ônibus.

A associação foi criada para ajudar o clube com arrecadações de dinheiro entre os torcedores. O grupo já realizou a troca da tela do estádio, o financiamento da drenagem do gramado e, agora, conseguiu o ônibus (veja quadro ao lado).

Tudo começou em um fórum criado por torcedores, em 2005. Dele, surgiram as primeiras campanhas para ajudar o clube. De coisas pequenas, como novas bolas e doação de computadores, até o pagamento de salário dos funcionários e a troca da iluminação do estádio, que custou cerca de R$ 8 mil.

Em 12 de novembro de 2008, o administrador do fórum, Felipe Gonçalves, junto com outros torcedores lançou o projeto que originou o site Cresce, Xavante! (http://www.crescexavante.com). A diferença entre o fórum e o site é que desde o início do último todas as arrecadações foram destinadas ao patrimônio, facilitando o controle das obras e do dinheiro doado e investido pela associação.

A Cresce, Xavante! é uma entidade sem fins lucrativos, sem remuneração para seus diretores e sem vinculação direta ao Brasil de Pelotas. No futuro, o objetivo é tornar-se uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pela qual possam atuar com projetos baseados na lei do incentivo ao esporte.

Como agradecimento, a direção do clube chegou a estampar em sua camisa o símbolo da Cresce, Xavante!. Para o presidente do Brasil de Pelotas, André Araujo, o ônibus é um marco importante para ambos:

– Isso mostra a credibilidade que eles adquiriram nesses dois anos.

Com muitos projetos para o futuro, os torcedores do Brasil de Pelotas continuam acreditando no lema do projeto: "O Xavante será do tamanho que nós quisermos."

Projetos já realizados

Drenagem
Cansados de sofrer com o estado
do gramado em dias de chuva, foi instalado um moderno sistema de drenagem no Estádio Bento Freitas, com drenos que atravessam o campo de lado a lado, conduzindo toda
a água para fora do estádio.

Ônibus
Para facilitar o transporte dos jogadores e da comissão técnica para os jogos da Segundona, a associação estreou um "novo reforço": um ônibus doado pela empresa Expresso Embaixador. Apesar de ser doado, a Associação gastou cerca de R$ 14 mil com algumas providências, como a transferência dos papeis do veículo, pagamento do IPVA
e do seguro, padronização do veículo, aquisição e instalação de três televisores de LED e um aparelho de DVD. Dinheiro arrecadado através de uma promoção realizada pelo site.

Alambrado
Com dificuldade para conseguir a liberação do estádio perante aos órgãos de segurança, a associação derrubou a precária tela e colocou uma nova, mais próxima ao campo, aumentando o espaço de circulação dos torcedores no local.

Bate-Bola - Filipe Gonçalves - Idealizador do Cresce, Xavante!

Quantos sócios fazem parte do quadro da associação?
São 40 associados.

Qual o sentimento ao ver as ações sendo realizadas?
Sensação de dever cumprido. Nossa missão sempre foi de conseguir unir a força da torcida e fazer a diferença. A cada meta cumprida, isso se renova e nos deixa muito felizes em saber que no Pelotas é diferente, e que no Estádio Bento Freitas existe um público que torce pelo time, independentemente da situação. Para nós, o importante é o clube.

Quais são os futuros projetos da Associação Cresce, Xavante!?
Acreditamos que os próximos dois projetos a serem trabalhados são a construção de um CT e a reforma do sistema de iluminação do estádio. Para o futuro, ainda existe o sonho de reformar a arquibancada, mas isso demanda um custo muito alto de investimento para nós.

Da Redação com o Lance ás 06:56


Fonte: http://www.uirauna.net/noticia.php?id=964&cat=1&sub=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário