Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 29 de março de 2011

Rio terá R$ 30 bilhões para transportes

TER, 29 DE MARÇO DE 2011

Lopes aposta em melhora da economia fluminense

linha-ferroviaria_transporte-ferroviarioTrem do Rio passa por inovações

Durante o debate “Cidades Sustentáveis e Sistemas Inteligentes de Transportes”, realizado no Rio de Janeiro na última semana, Julio Lopes, secretário de Transportes, informou que o Estado receberá R$ 30 bilhões para aprimorar o sistema de transporte público até 2016.

O objetivo do investimento é adequar o serviço ao atendimento da maior demanda em razão dos jogos olímpicos que acontecerão no Estado. “Este volume de investimentos, aplicados nos setores metroferroviário, aquaviário, aéreo, portuário, rodoviário, começam a proporcionar um novo paradigma de deslocamento aos cidadãos fluminenses”, comentou o secretário.

Segundo ele, “a economia do Estado também só tem a ganhar, com o desenvolvimento do setor de cargas e logística, um dos maiores geradores de recurso financeiros para o Rio”.

Conforme os dados da Secretaria de Transportes fluminense, hoje a região do Grande Rio comporta 11,28 milhões de habitantes e soma 19 milhões de viagens por dia, ou seja, 75% do volume de passageiros de todo o Rio de Janeiro.

Carlos José da Cunha, presidente da SuperVia, afirmou na ocasião que alguns passos já foram dados para adequar o sistema. Ainda neste semestre 34 novos trens serão incorporados à frota do Estado. E até 2016 outras 90 composições serão adquiridas.

Cunha declarou ainda que três oficinas estão em reforma e 84 veículos estão sendo modernizados para aprimorar o transporte por ferrovias; além disso, o sistema de sinalização também passa por um processo de aprimoramento.

Ao Metrô foram integrados 114 novos carros, foram criadas a Linha Quatro, que liga a Zona Sul à Barra da Tijuca, novas estações da Cidade Nova e Uruguai e realizada a reforma de outras estações e do centro de controle.

Lopes não detalhou as obras que receberão o recurso.


Fonte: WEBTRANSPO / FOTO: DIVULGAÇÃO

http://www.webtranspo.com.br/ferroviario/21889-rio-tera-r-30-bilhoes-para-transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário