Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Maior ônibus do mundo começa a circular em Curitiba

Segunda-feira, 28 de março de 2011

Ligeirão

G1


Créditos: Divulgação/ Prefeitura de Curitiba
Ônibus tem 28 metros e é movido a óleo à base de soja

Começam a circular nesta semana em Curitiba, nove novos biarticulados azuis, chamados de “Ligeirão”. O ônibus, movido a óleo à base de soja, é o maior ônibus do mundo em comprimento (28 metros).

O Ligeirão tem capacidade para 250 passageiros, sinal luminoso para indicar a abertura das portas, o que beneficia especialmente pessoas com dificuldade de audição, e plaquetas em braile indicando o nome da linha colocadas nos braços e encostos dos bancos reservados a portadores de deficiência, idosos e gestantes.

Os novos ônibus farão as linhas Pinheirinho - Carlos Gomes, na Linha Verde, e Ligeirão Boqueirão, na Marechal Floriano. A previsão é de que ainda neste semestre, Curitiba tenha um total de 24 ônibus deste modelo.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, as viagens do Ligeirão serão mais rápidas, com paradas nos terminais e em um número reduzido de estações.

Depois do lançamento do ônibus, foi distribuído à população o bolo gigante em comemoração ao aniversário da capital, que completa 318 anos nesta terça-feira (29).


Fonte: Jornal A Tribuna Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário