Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 19 de março de 2011

Bilhetagem eletrônica é implantada em vans e balsas

Quinta-feira, 17 de março de 2011

Baixada Santista


De A Tribuna On-line



Nos próximos meses, dois meios de transporte na Baixada Santista estarão funcionando com sistema de bilhetagem eletrônica.

Dentro de algumas semanas, entra em vigor a primeira fase da implantação da nova forma de cobrança nas lotações de São Vicente. Já nas travessias litorâneas de pedestres entre Santos e Guarujá, a mudança deve ser adotada até junho.

Em São Vicente, a medida deveria ter iniciado na última segunda-feira. No entanto, sob a alegação de que o Carnaval atrasou a adequação dos veículos, foi adiada.

Agora, a estimativa da Secretaria de Transporte de São Vicente é de que a primeira fase da implantação do sistema seja concluída em uma semana.

Para cumprir o prazo, a Cooperlotação - cooperativa que administra as associações responsáveis pelo transporte público vicentino – promove um mutirão para implantar os leitores de cartões magnéticos, uma vez que o combinado prevê que 20% da frota (ou seja, 70 veículos) atuarão inicialmente como o novo sistema.

De acordo com o secretário municipal de Transporte, Eduardo Tenório Pereira, atualmente cerca de 40 veículos já estão adequados. A catraca só estará presente nos microônibus. Nos demais veículos, haverá apenas um leitor de cartão, uma vez que o espaço interno, nestes casos, já é reduzido.

A expectativa é que até o final de abril, os 367 veículos que prestam o serviço de transporte em São Vicente estejam adequados à nova realidade. Só a partir daí é que a fiscalização por parte da Prefeitura passará a ser mais efetiva.

Embarcações

Nas travessias de barca entre Guarujá e Santos, que transportam diariamente cerca de 11.500 usuários, o sistema começa a ser implantado já na próxima segunda-feira. A ferramenta é semelhante a já utilizada nos ônibus coletivos de ambos os municípios, com o uso de um cartão magnético com os créditos previamente comprados.

A instalação dos equipamentos de recarga será concluída até o final deste mês e o funcionamento do Bilhete Inteligente Travessias deve começar ainda neste semestre.

A bilhetagem eletrônica permitirá, segundo a Dersa, a integração dos sistemas das travessias com o transporte coletivo terrestre, através do uso do mesmo cartão para os dois modais. Mas esse passo, de acordo com a empresa, será dado depois que a bilhetagem estiver em pleno funcionamento nas balsas.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário